Publicidade

Eclipse solar parcial: assista online ao fenômeno desta quarta

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA/Hinode/XRT
NASA/Hinode/XRT

O segundo eclipse solar deste ano vai acontecer nesta quarta (2) e vai ser visível de diferentes regiões, incluindo o Brasil. Durante o fenômeno, a Lua vai se alinhar entre a Terra e o Sol, ocultando parcialmente o nosso astro. Em partes do Chile e da Argentina, o eclipse vai ser do tipo anular; já no Brasil, vai ser parcial

Uma forma de acompanhar o fenômeno é com a live do Observatório Nacional, que vai contar com astrônomos da instituição e parceiros, bem com a organização internacional Time and Date. Para assistir, é só acessar o canal do Observatório no YouTube na quarta (2), a partir das 12h30 no horário de Brasília. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Este vai ser um eclipse solar do tipo anular somente para quem estiver em uma faixa estreita que passa pelo Pacífico, parte do Chile e parte da Argentina. Por lá, os observadores vão ver a Lua um pouquinho menor que o Sol.

Como resultado, a sombra lunar cobre grande parte do disco solar, mas suas bordas permanecem visíveis e formam o chamado “anel de fogo”. Neste eclipse, a Lua vai cobrir aproximadamente 93% do disco solar durante o auge do evento. 

No Brasil, o eclipse vai ser visível no sul das regiões sudeste e centro-oeste, bem como em toda a região sul do país; quanto mais ao sul, maior vai ser a área do disco solar coberta pela Lua. Em São Paulo, o fenômeno começa às 16h51 no horário de Brasília. 

Para ver o evento em segurança, é extremamente importante tomar alguns cuidados. "Em hipótese alguma olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra os danos”, alertou a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional. “É essencial utilizar filtros certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14”, acrescentou.

Entenda o que é um eclipse solar anular

Os eclipses solares anulares acontecem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, projetando sua sombra na superfície do nosso planeta. A diferença entre o eclipse anular e total é que, no anular, a Lua está mais perto da Terra e mais longe do Sol, ou seja, nosso astro não fica totalmente coberto pela Lua, como acontece nos eclipses totais. 

Uma curiosidade interessante é que a inclinação da órbita da Lua em relação à da Terra faz com que eclipses lunares e solares ocorram em sequência. Portanto, este eclipse solar parcial é o “par” do eclipse lunar ocorrido em setembro.

Continua após a publicidade

Fonte: Observatório Nacional