Eclipse em Marte | Vídeo mostra lua Fobos cruzar o Sol

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Fevereiro de 2024 às 16h04

NASA/JPL-Caltech/ASU

O rover Perseverance fotografou um eclipse marciano, ou seja, a Lua Fobos passando na frente do Sol. Foram 68 imagens registradas pela câmera Mastcam-Z, revelando a sombra do satélite natural e sua silhueta em forma de batata atravessando a estrela.

Eclipses em Marte são bem diferentes daqueles que observamos na Terra, já que as luas de lá são menores que a nossa. Embora Fobos seja maior que sua companheira Deimos, seu diâmetro médio não passa de 22 km.

Orbitando o Planeta Vermelho a menos de seis mil quilômetros acima de sua superfície, Fobos completa uma volta três vezes ao dia. Por isso, diferente do sistema Terra-Lua, os eclipses por lá são relativamente frequentes.

Por outro lado, assim como na Terra, cada eclipse marciano é observável em diferentes regiões do planeta. Em outras palavras, nem sempre o evento pode ser fotografado pelos rovers Perseverance e Curiosity, ou mesmo a InSight, quando ainda estava ativa.

Quando registrados, os eclipses são uma oportunidade para estudar como a força de marés das luas marcianas podem afetar o planeta. Por exemplo, em 2020, os cientistas descobriram que a sonda InSight teve uma inclinação sutil no momento do eclipse registrado por ela.

O estudo sobre essa inclinação sugere que Fobos causa um pequeno “puxão” em Marte — o mesmo mecanismo gravitacional que causa as marés em nossos oceanos. Com isso, os cientistas podem calcular a órbita do objeto com maior precisão, algo importante para a missão que pretende pousar uma sonda na pequena lua.