Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É fake? Saiba o que é real no vídeo de Marte que viralizou no fim de semana

Por| 22 de Fevereiro de 2021 às 17h30

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

No final da tarde da última quinta-feira (18), a NASA conseguiu pousar o Perseverance na superfície de Marte. Com isso, a missão Mars 2020 foi um dos principais assuntos nas redes sociais, com muita comemoração — e algumas polêmicas. Enquanto alguns discutiam a qualidade da primeira imagem enviada pelo rover, outros compartilharam um vídeo supostamente feito pelo Perseverance, com áudio incluso, até. Durante todo o final de semana, usuários das redes sociais se dividiram entre compartilhar o material como sendo verdadeiro, e refutar o viral, dizendo ser fake. E agora? O que será que tem de real e de mentiroso naquele vídeo?

Bem, a verdade é que o vídeo é real, mas não do jeito que muita gente imaginou. O problema é que ele começou a viralizar nas redes sociais, principalmente no Twitter, quando ainda estávamos comemorando o sucesso do pouso do Perseverance, e algumas contas de grande alcance compartilharam como sendo imagens do novo rover — o que não é verdade. As paisagens que vemos no vídeo são, de fato, marcianas, mas capturadas pelo Curiosity, um dos outros quatro rovers da NASA em solo marciano, que está lá desde 2012, mas não tem microfone entre seus instrumentos a bordo.

Continua após a publicidade

Aliás, o vídeo em questão foi feito a partir de uma única imagem panorâmica, montada como um mosaico a partir de várias fotos do Curiosity. No total, a imagem tem uma resolução fantástica de 1,8 bilhão de pixels, capturados por uma lente teleobjetiva durante o feriado de Ação de Graças de 2019. A lente de ângulo médio do Curiosity também produziu outro panorama de baixa resolução e quase 650 milhões de pixels, que inclui o convés e o braço robótico do rover. Por isso, pode ficar tranquilo, pois o que vemos no vídeo é realmente Marte. Só não são imagens novas.

E quanto ao áudio? Bem, ele também é real, e também é de Marte, mas não faz parte do vídeo original e nem foi capturado pelo Curiosity, já que ele não tem microfone. Na verdade, aquele som foi registrado pela sonda InSight, equipada com um sismógrafo e um medidor fluxo de calor. Você pode ouvir alguns sons de Marte capturados pela InSight aqui. Abaixo, está o vídeo feito com imagens do Curiosity, sem a montagem com áudio, e com as informações corretas.

Mas e quanto às imagens reais do Perseverance? Após o sucesso da missão de pouso, todos aqueles que acompanharam nas redes sociais estão ansiosos por imagens de alta qualidade, para ver Marte em maiores detalhes. Entretanto, a primeira foto do rover não pareceu muito empolgante para alguns porque tinha baixa resolução, e a poeira agitada pelo pouso atrapalhou ainda mais a visualização. A boa notícia é que aquela foto foi tirada em baixa qualidade de propósito, pois o objetivo da NASA era apenas ver se estava tudo funcionando direitinho. Não faria sentido esperar pela transmissão de dados muito pesados vindos de outro planeta naquele momento.

Continua após a publicidade

Aliás, as câmeras do Perseverance (Percy, para os íntimos) são capazes de deixar qualquer um impressionando. A Mastcam-Z, por exemplo, os “olhos” principais do rover, fará imagens de 1600 x 1200 pixels — isso tudo em zoom! Ela é capaz de ver detalhes tão pequenos quanto uma mosca, a uma distância que é quase do tamanho de um campo de futebol, de acordo com a NASA. Essa é a câmera que ficará responsável por mostrar todo o cenário ao redor do rover, fornecendo panoramas de 360 ​​graus e 180 graus, e de baixo para cima. Ela também "vê" em cores e 3D (estéreo).

Existem outras câmeras de alta resolução no Perseverance, e o mais legal é que ele também tem dois microfones. Ou seja, embora o vídeo que viralizou no último final de semana não seja exatamente real, em breve poderemos, sim, ver vídeos de alta qualidade da região ao redor da cratera de Jezero (o local de pouso do Percy), com áudio. Quem sabe o que ouviremos? Provavelmente sons dos ventos marcianos. Sim, eles existem, e estão sendo estudados por cientistas através de sondas como a MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN).

A NASA já está disponibilizando algumas ótimas imagens do Perseverance no site oficial da missão Mars 2020, então os interessados já podem ficar de olho nesses links. Elas não estão exatamente “prontas”, e sim em seu estado “natural”, ou seja, cruas e sem nenhum tratamento. É a partir dessas imagens “brutas” que é possível compor uma paisagem com as cores aproximadas do real, ou mesmo um vídeo como aquele que viralizou. Assim, com esses dados disponibilizados pela NASA, qualquer pessoa com o conhecimento necessário pode processá-las para fins de divulgação científica.

Continua após a publicidade

Claro, a própria NASA também se encarregará de tratar algumas imagens para nos mostrar todo o potencial do Perseverance — e alguns astrônomos amadores mais experientes em "brincar" com imagens científicas já começaram a fazer isso, como você pode ver abaixo: