Publicidade

Destaques da NASA: superlua, galáxia e + nas fotos astronômicas da semana

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
G. Tumino/NASA, ESA, Hubble/H. Pathak/M. Wenz
G. Tumino/NASA, ESA, Hubble/H. Pathak/M. Wenz

A superlua ocorrida no início da semana rendeu belos registros — um deles apareceu por aqui, em meio às fotos destacadas pela NASA no site Astronomy Picture of the Day. Além da imagem do nosso satélite natural, você vai encontrar também fotos de uma das luas de Marte, uma aurora boreal em formato espiral e muito mais.

Veja abaixo:

Sábado (29/07) — Apollo 11

Em 20 de julho de 1969, os astronautas da Apollo 11 Neil Armstrong e Buzz Aldrin fizeram história ao descer à superfície da Lua. Eles cumpriram uma série de objetivos durante a estadia por lá, e, entre eles, estavam experimentos científicos como aquele da foto abaixo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na foto, Aldrin abre um componente do Experimento de Composição do Vento Solar. Conforme ficou exposto ao Sol, o dispositivo reteu partículas liberadas por nosso astro, coletando amostras do material solar.

Domingo (30/07) — Aurora boreal

Uma aurora boreal impressionante, com cor esverdeada e formato espiral, apareceu no céu. A cena ficou ainda mais especial com o brilho da Lua, junto de estrelas luminosas.

Esta aurora foi fotografada sobre o lago Thingvallavatn, na Islândia. Ele preenche parcialmente o espaço entre as placas tectônicas Euroasiática e a Norte-Americana.

Continua após a publicidade

Segunda-feira (31/07) — Lua de Marte

A lua Fobos, um dos satélites naturais de Marte, aparece na foto abaixo, feita pela sonda Mars Express. Imagens como esta ajudaram os cientistas a descobrir que a superfície deste satélite natural marciano é coberta por poeira.

A órbita e cor de Fobos lua sugerem que, talvez, ela seja um asteroide formado por gelo e rocha, que acabou capturado pela gravidade de Marte.

Continua após a publicidade

Terça-feira (01/08) — Proeminência no Sol

Às vezes, surgem plumas de gás no Sol, sustentadas pelo campo magnético próximo de sua superfície. Estas estruturas são chamadas de proeminências solares, e podem ser maiores que a Terra.

Continua após a publicidade

Além delas, há ainda filamentos, manchas solares e outros eventos que vem ocorrendo em maior frequência, conforme nosso astro se aproxima do máximo solar.

Quarta-feira (02/08) — Galáxia M82

A galáxia M82 tem formato alongado que lhe rendeu o apelido Galáxia do Cigarro. Na foto abaixo, ela aparece acompanhada de um brilho avermelhado, causado por uma passagem próxima da galáxia espiral M81.

Continua após a publicidade

Os filamentos são formados por gás e poeira, e se estendem por mais de 10 mil anos-luz. Eles parecem ser compostos por partículas de poeira vindas do meio interestelar da galáxia.

Quinta-feira (03/08) — Foguetes Falcon Heavy e Redstone

Continua após a publicidade

No fim de julho, um foguete Falcon Heavy levou ao espaço o satélite Jupiter-3, que pesa impressionantes 9 toneladas métricas. Quando estiver totalmente implantado, ele vai ter tamanho comparável ao de um avião comercial.

A foto mostra também um foguete Redstone e uma cápsula Mercury no lado direito. Em 1961, um foguete do tipo levou Alan Shepard em um voo suborbital a bordo da cápsula Freedom 7.

Continua após a publicidade

Sexta-feira (04/08) — Superlua

Uma superlua iluminou o céu durante a noite de 1º de agosto, fascinando observadores no mundo todo. O fenômeno aparece na foto abaixo, que registrou também raios crepusculares.

Os raios crepusculares foram causados pelas nuvens no céu. Eles também podem aparecer durante o dia, e ficam ainda mais evidentes quando há partículas na atmosfera.

Continua após a publicidade

Fonte: APOD