Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques da NASA: missão Artemis I e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Novembro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Gianni Lacroce/NASA, Artemis 1/Mike Selby, Mark Hanson
Gianni Lacroce/NASA, Artemis 1/Mike Selby, Mark Hanson

Esta foi uma semana agitada para a ciência espacial: a missão Artemis I, a primeira do programa Artemis foi lançada, e este momento histórico aparece em uma das imagens destacadas no site Astronomy Picture of the Day, que revela a Terra fotografada pela cápsula Orion.

Já outra imagem nos traz uma estrela jovem em evolução, revelada pelos "olhos" do telescópio James Webb. Você encontrará também fotos de uma bela galáxia, de nebulosas coloridas e mais.

Veja estes e outros destaques abaixo:

Sábado (12/11) — Eclipse lunar em Nova York

Continua após a publicidade

O eclipse lunar total do início do mês ofereceu um espetáculo para quem pôde observá-lo, já que o fenômeno foi visível somente em algumas regiões do mundo — entre elas, estava grande parte da América do Norte, onde este registro foi capturado.

Além da Lua com cor avermelhada no céu, vale a pena reparar que a foto mostra também o rastro luminoso da Estação Espacial Internacional, junto das estrelas do Cinturão de Órion, no lado esquerdo.

Continua após a publicidade

Domingo (13/11) — Cápsula da missão Genesis

Esta estrutura escura no chão é a cápsula de retorno da missão Genesis, lançada em agosto de 2001 para coletar amostras do vento solar, que poderiam ajudar os cientistas a entender melhor nossas origens cósmicas.

Após completar a fase da coleta de amostras, a nave liberou a cápsula de retorno que, infelizmente, não abriu seus paraquedas como o esperado e desceu a mais de 300 km/h. Felizmente, várias das amostras foram usadas para análises, mesmo com o ocorrido.

Continua após a publicidade

Segunda-feira (14/11) — Nebulosa do Mago

As formas coloridas na foto acima fazem parte desta nebulosa, mais conhecida como “Nebulosa do Mago”. Em seu interior, há força gravitacional suficiente para formar novas estrelas, enquanto os ventos estelares e radiação formam e dissolvem pilares de poeira.

Continua após a publicidade

A nebulosa envolve o aglomerado estelar aberto NGC 7380 e é lar de uma região de formação estelar ativa, que se estende por quase 100 anos-luz.

Terça-feira (15/11) — Nebulosa da Caverna do Lobo

Continua após a publicidade

Não é fácil observar a nebulosa de reflexão desta foto, que aparece em tons de azul, mas você pode encontrá-la na ponta da nebulosa escura Barnard 175, em uma área repleta de poeira conhecida como “Caverna do Lobo”.

Na parte inferior da foto, está Dengel-Hartl 5, uma nebulosa planetária. Ela aparece acompanhada de gás avermelhado, vindo de um remanescente de supernova.

Quarta-feira (16/11) — Galáxia NGC 1097

Continua após a publicidade

A galáxia NGC 1097 aparece com toda a beleza de seus braços espirais na foto acima. Localizada a cerca de 45 milhões de anos-luz de nós na constelação Fornax, a Fornalha, ela tem braços repletos de regiões de formação estelar.

Outra característica interessante dela são os jatos brilhantes, que parecem convergir em formato da letra “X” no interior da galáxia. Eles não nasceram ali, e parecem ter sido formados por antigos fluxos estelares.

Continua após a publicidade

Quinta-feira (17/11) — Retrato da Terra pela nave Orion

Nesta quarta-feira (16), a NASA fez história com o lançamento da missão Artemis I. O foguete Space Launch System deixou a plataforma de lançamentos do Kennedy Space Center com a cápsula Orion em seu topo, que agora segue viagem à Lua.

Ela esta foto quando estava cerca de 70 mil quilômetros da Terra. A nave deverá chegar ao nosso satélite natural no dia 21, e o esperado é que a Artemis I dure quase quatro semanas.

Continua após a publicidade

Sexta-feira (18/11) — Estrela "bebê"

Há uma estrela jovem em desenvolvimento nesta imagem capturada pelo telescópio James Webb. Ela tem apenas 100 mil anos e está no interior da área escura, com tamanho que a torna um pouco maior que o Sistema Solar. Neste disco, está o material que alimentará a evolução da estrela, escondendo-a de observações diretas com o telescópio.

Continua após a publicidade

Já a nebulosa colorida aparece iluminada pela luz infravermelha emitida pela estrela, enquanto o material liberado por ela ajuda a esculpir cavidades em sua estrutura.

Fonte: APOD