Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As melhores fotos do último eclipse solar de 2022, que não foi visível no Brasil

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Outubro de 2022 às 13h43

Link copiado!

TimeandDate
TimeandDate

Nesta terça-feira (25), ocorreu o segundo e último eclipse solar de 2022. O eclipse parcial foi visível na maior parte da Europa, em partes da África, Oriente Médio e em algumas regiões da Ásia. Infelizmente, o Brasil ficou de fora da lista de lugares em que o fenômeno pôde ser observado — mas a boa notícia é que há fotos e vídeos incríveis já sendo divulgados nas redes sociais.

Como acontece um eclipse solar?

Eclipses solares ocorrem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, projetando sua sombra em nosso planeta e bloqueando total ou parcialmente a luz solar. Como a Lua é muito menor do que a Terra e sua sombra se estende por apenas algumas centenas de quilômetros, cobrindo apenas parte do planeta, um eclipse solar, seja parcial ou total, não pode ser observado em toda a extensão do planeta. Por isso, a cada novo eclipse, alguma região fica de fora.

Continua após a publicidade

Durante o eclipse de hoje, a Lua e o Sol não estavam alinhados perfeitamente, de modo que quem pôde acompanhar o fenômeno viu o Sol com apenas parte de seu disco coberto pela Lua, quase como se tivesse sido “mordido”. Para quem estava mais próximo do polo norte, o Sol estava com 82% de seu disco bloqueado pela Lua por volta das 12h10, no horário de Brasília.

Fotos e vídeos do último eclipse solar de 2022

Apesar de o eclipse não ter sido visível do Brasil, você pode admirar uma série de fotos e vídeos do fenômeno, capturados por telescópios, fotógrafos e observadores em vários lugares do mundo.

Continua após a publicidade

O Canaltech conferiu as postagens mais recentes e escolheu os melhores registros:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade