Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: foto da Terra tirada pela Orion é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Novembro de 2022 às 16h39

Link copiado!

NASA TV
NASA TV

Uma bela foto da Terra, tirada pela nave Orion enquanto segue rumo à Lua, é o destaque do site Astronomy Picture of the Day nesta quinta-feira (17). A imagem foi capturada quando a nave estava a cerca de 90 mil km do nosso planeta, ou seja, a cerca de 20% da distância que precisará percorrer até alcançar a Lua.

A imagem traz um pouco da estrutura e componentes da cápsula Orion, como o Módulo de Serviço Europeu, o motor e parte de um de seus painéis solares. Além da nave, é possível observar também a Terra parcialmente iluminada, em contraste com a escuridão do espaço.

Confira:

Continua após a publicidade

Esta é a primeira foto da Terra tirada por uma nave projetada para receber tripulações que recebemos em décadas — a última vez que isso aconteceu foi em 1972, ano em que a última missão do programa Apollo foi lançada à Lua.

A nave está viajando à Lua por meio da missão Artemis I e deverá chegar ao nosso satélite natural no dia 21 de novembro. Depois, a Orion ficará na órbita lunar por alguns dias e retornará, pousando no oceano Pacífico no início de dezembro.

A missão Artemis I

Continua após a publicidade

Foi durante a madrugada desta quarta-feira (16) que o foguete Space Launch System deixou a plataforma de lançamentos no Kennedy Space Center, na Flórida. O lançamento do poderoso veículo, que impulsionou a cápsula Orion sem tripulação à Lua, marcou o início da Artemis I.

Durante sua jornada, a cápsula Orion vai sobrevoar a Lua, aproveitando a gravidade lunar para ganhar velocidade e chegar a cerca de 70 mil km do nosso satélite natural. Depois, ela fará um novo sobrevoo para iniciar sua volta à Terra.

Esta é a primeira missão do programa Artemis, desenhada com o objetivo de demonstrar os sistemas da nave no ambiente espacial e de garantir também que ela reentrará na atmosfera e pousará em segurança.

Fonte: APOD