Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques da NASA: eclipse solar e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Março de 2024 às 09h00

Link copiado!

Fred Bruenjes/Petr Horálek/Gianni Lacroce
Fred Bruenjes/Petr Horálek/Gianni Lacroce

Pronto para conferir as mais recentes fotos destacadas pela NASA no site Astronomy Picture of the Day? Para dar um gostinho do que você vai encontrar aqui, já adiantamos que uma das fotos traz um eclipse solar registrado em um dos lugares mais remotos da Terra.

A Lua também apareceu em outras fotos, e uma delas foi escolhida especialmente para celebrar o Dia do Pi. Para entender o porquê, confira abaixo as explicações sobre as imagens e não se esqueça de ver a galeria de imagens no fim desta matéria.

1. Cometa do Diabo

Continua após a publicidade

O compilado de fotos destacadas pela NASA nesta semana começa com uma bela foto do cometa 12P/Pons-Brooks, que está cada vez mais brilhante conforme avança ao periélio, o ponto de proximidade máxima com o Sol. No momento, o 12P pode ser visto com telescópios pequenos e binóculos, mas é possível que se torne visível a olho nu nas próximas semanas.  

2. Eclipse solar total

Outra foto traz um eclipse solar total ocorrido em 2003, visto na Antártida. Observadores fizeram questão de ir até esta região extrema para conferir a visão incrível proporcionada pela Lua escondendo o Sol. Um eclipse do tipo vai acontecer em abril, mas infelizmente não vai ser visível do Brasil.  

3. Lua cheia

Continua após a publicidade

Dois fenômenos impressionantes foram registrados na ilha Soneva Fushi, nas Maldivas. Um deles inclui diferentes cores conforme a Lua cheia nascia no céu, que ocorrem devido a partículas aerossolizadas na atmosfera. O outro são ondas brilhando graças à bioluminescência vinda do plâncton.

📷 Leia mais: Lua cheia é a foto astronômica de segunda-feira (11) 

4. Espiral misteriosa

Uma espiral brilhante surgiu no céu da Islândia e intrigou observadores. Não, não se tratava de uma nova galáxia e nem de nenhum objeto astronômico; na verdade, a espiral foi formada pela pluma de exaustão de um foguete Falcon 9 da SpaceX, lançado na Califórnia. 

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: espiral misteriosa é a foto astronômica de terça-feira (12) 

5. Nebulosa da Gaivota

A Nebulosa da Gaivota é outro destaque da semana. Também chamada de Sh2-296 e IC 2177, esta grande nuvem de gás e poeira se estende por mais de 200 anos-luz e fica a 3.800 anos-luz da Terra. A imagem inclui também FN Canis Majoris, estrela que está formando uma onda de choque azulada.  

📷 Leia mais: Nebulosa da Gaivota é a foto astronômica de quarta-feira (13)

Continua após a publicidade

6. Dia do Pi e a Lua 

A Lua brilha em outra foto, aparecendo acompanhada do vulcão Teide. Esta foto não foi escolhida por acaso: ela foi publicada na quinta-feira (14), quando o mundo todo celebra o Dia do Pi. Mas, afinal, qual é a relação entre a data e a Lua? Para descobrir, confira a publicação abaixo. 

📷 Leia mais: Dia do Pi é a foto astronômica de quinta-feira (14)

7. Galáxia espiral

Continua após a publicidade

Os destaques da semana chegam ao fim com uma foto de NGC 1055, uma galáxia espiral a 60 milhões de anos-luz da Terra na constelação Cetus. Como mede mais de 100 mil anos-luz de diâmetro, ela é um pouco maior que a Via Láctea e de formação estelar em meio às faixas de poeira do seu disco. Seu halo parece ter vestígios de interações gravitacionais passadas com outras galáxias, como a Messier 77.

📷 Leia mais: galáxia NGC 1055 é a foto astronômica de sexta-feira (15)

Confira a galeria de fotos

Continua após a publicidade

Fonte: APOD