Destaque da NASA: colorida Nebulosa da Gaivota é foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Uma grande nuvem de gás e poeira aparece na foto astronômica destacada pela NASA nesta quarta-feira (13). Estamos falando da Nebulosa da Gaivota, que brilha com toda sua beleza na imagem capturada por Gianni Lacroce.
- O que é uma nebulosa e como ela se forma?
- James Webb tira foto da Nebulosa do Anel com riqueza de detalhes
O astrofotógrafo registrou a nebulosa em uma área na direção de Sirius, a estrela mais brilhante do céu. Ela fica a 8,6 anos-luz da Terra e é do tipo A, o que significa que é uma estrela muito mais quente que o nosso Sol.
Localizada a 3.800 anos-luz da Terra, a nebulosa é catalogada como IC 2177 e brilha em tons de vermelho devido às emissões do hidrogênio atômico. O arco azulado, visível à direita do centro da foto, é uma onda de choque causada pela estela FN Canis Majoris.
Claro que a nebulosa não está sozinha no céu — um dos objetos que a acompanha é NGC 2327, uma nebulosa de reflexão e emissão com uma estrela massiva. Para encontrá-la, observe a região que se parece com a "cabeça do pássaro".
Nebulosa da Gaivota
Muitas nebulosas têm apelidos relacionados às figuras com que se parecem, e não é diferente com a IC 2177. Esta “ave cósmica” é feita principalmente de poeira, hidrogenio e hélio, apresentando também traços de elementos pesados.
De forma geral, podemos dizer que a Nebulosa da Gaivota é feita de três grandes nuvens de gás. A maior delas é a nebulosa de emissão Sh2-296, uma nuvem de gás e poeira que mede cerca de 100 anos-luz e forma as “asas”.
Emissões desta região indicam que há estrelas jovens se formando por lá. A radiação delas ioniza os gases próximos, fazendo com que brilhem e esculpindo-os em formatos curiosos, como o que você viu na foto acima.
Fonte: APOD