Destaques da NASA: cometa, Lua e + nas fotos astronômicas da semana
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Chegou o momento de explorar as fotos destacadas pela NASA em seu site Astronomy Picture of the Day na última semana. Por aqui, você vai encontrar imagens espetaculares de nebulosas, com cores e formatos bastante variados.
- Céu de fevereiro | Cometa verde, Vênus e Júpiter chamam atenção neste mês
- Como diferenciar estrelas, planetas e satélites no céu noturno?
Também apareceram por aqui um belo registro da Lua cheia e de alguns veículos espaciais, como o ônibus espacial Atlantis e o helicóptero Ingenuity, que vinha realizando voos curtos em Marte. Entretanto, suas hélices foram danificadas — uma das fotos do compilado destaca o problema no componente.
Saiba mais sobre os objetos nas imagens, e não se esqueça de conferir a galeria de fotos no final desta matéria.
1. Helicóptero Ingenuity
A seleção de destaques da NASA nesta semana relembra o 72º voo do helicóptero Ingenuity, em 18 de janeiro. Naquele dia, a pequena aeronave alcançou 12 metros de altitude e permaneceu 4,5 segundos no ar, mas teve um pouso complicado.
Quando os cientistas receberam as fotos enviadas pelo Ingenuity, perceberam que uma das suas hélices estava danificada — provavelmente durante a descida. O ocorrido marcou o fim dos voos do helicóptero, o primeiro a voar em outro mundo.
2. Lançamento do ônibus espacial Atlantis
Em 2001, o ônibus espacial Atlantis foi lançado ao espaço e proporcionou uma visão fantástica para observadores e fotógrafos no local. Uma das fotos do momento mostra uma bela coincidência: o veículo projetou uma sombra longa que, por acaso, foi fotografada parecendo estar alinhada com a Lua na fase cheia.
3. Nebulosas planetárias
Outra imagem do compilado traz HFG1 e Abell 6, uma dupla fascinante de nebulosas planetárias. Elas são formadas por estrelas intermediárias no fim dos seus ciclos, ou seja, não têm relação alguma com planetas. É comum que, após 10 mil anos, as nebulosas planetárias acabem invisíveis devido à pouca luz ultravioleta emitida pelas estrelas que as formaram.
📷 Leia mais: Nebulosas planetárias são a foto astronômica de segunda-feira (12)
4. Lua cheia
A Lua cheia ocorre uma vez por mês, em média, formando um belo espetáculo no céu. No hemisfério norte, esta fase é conhecida por apelidos escolhidos por diferentes culturas indígenas — a fase cheia de janeiro, por exemplo, é chamada por lá de Lua do Lobo. Caso você não tenha conseguido observar nosso satélite natural na ocasião, pode conferi-la na galeria ao fim desta matéria.
5. Nebulosa da Roseta
Os fotógrafos Olivier Bernard e Philippe Bernhard conseguiram registrar diferentes nebulosas em uma única cena. Entre elas, está a Nebulosa Roseta, que brilha em tons avermelhados devido às emissões de hidrogênio. Ela aparece junto das nebulosas do Cone e da Pele da Raposa.
📷 Leia mais: Nebulosa da Roseta é a foto astronômica de quarta-feira (14)
6. Galáxia espiral
A galáxia NGC 253 é uma das espirais mais brilhantes que conhecemos. Também chamada de Galáxia da Moeda de Prata, ela foi descoberta em 1783 pela matemática e astrônoma Caroline Herschel e fica a apenas 10 milhões de anos-luz de nós. Em seu interior, a NGC 253 tem grandes quantidades de poeira e vastas regiões de formação estelar.
📷 Leia mais: Galáxia espiral é a foto astronômica de quinta-feira (15)
7. Cometa 12P/Pons-Brooks
O compilado de fotos desta semana chega ao fim com uma foto do cometa 12P/Pons-Brooks, mostrando detalhadamente seu coma esverdeado e sua cauda de íons. No momento, o cometa está viajando pelo espaço rumo ao periélio, e vai se aproximar da Terra em junho.
📷 Leia mais: Cometa 12P/Pons-Brooks é foto astronômica de sexta-feira (16)
Veja a galeria de fotos
Fonte: APOD