Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques da NASA: berçário estelar, aurora e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Maio de 2024 às 06h00

Link copiado!

ESA, Euclid, NASA/C. Upreti/TIO,NOIRLab,DOE,NSF,AURA
ESA, Euclid, NASA/C. Upreti/TIO,NOIRLab,DOE,NSF,AURA

Mais um sábado, mais um dia de conferir as fotos mais recentes destacadas pela NASA em seu site Astronomy Picture of the Day. As auroras apareceram outra vez por aqui, nos mostrando como as partículas eletricamente carregadas do Sol podem proporcionar efeitos belíssimos em nosso planeta.

Além das auroras, também apareceram por aqui um vídeo que te leva para um mergulho pela atmosfera de Júpiter, uma região gasosa onde estrelas estão se formando e muito mais.

Saiba mais sobre as fotos e fenômenos nas imagens, e não se esqueça de conferir a galeria de imagens no fim da matéria:

Continua após a publicidade

1. Aurora boreal em Nova York

As estrelas podem render fotos espetaculares, como aquela feita por Chirag Upreti. O clique feito em Nova York mostra as estrelas não como pontos luminosos, mas sim como arcos causados pela rotação da Terra. O fotógrafo registrou também uma aurora boreal colorida refletida na água.  

Mergulho em Júpiter

Vamos dar um passeio virtual por Júpiter? O vídeo abaixo é uma simulação que te leva para um mergulho que começa a 3 mil quilômetros acima do topo das nuvens do planeta. Depois, é só acompanhar o progresso da viagem nas imagens no lado esquerdo da tela. 

A animação é baseada nos dados obtidos pelos instrumentos da sonda Juno, que estuda Júpiter há mais de 10 anos.  

2. Aurora em domo

A tempestade geomagnética recente rendeu auroras de tirar o fôlego. O fenômeno foi registrado em Arlington, nos Estados Unidos, e surpreendeu os fotógrafos Xuecheng Liu & Yuxuan Liu: as auroras costumam ter formato de cortina, mas naquele dia, a dupla viu as luzes formando um grande domo colorido no céu! 

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: aurora boreal é a foto astronômica de segunda-feira (20) 

3. Glóbulo cometário

As nebulosas são conhecidas por seus formatos únicos, que às vezes, lembram figuras familiares para nós. Bem, com o glóbulo cometário CG4, não é diferente: esta nuvem de gás encontrada a 1.300 anos-luz da Terra se parece com uma mão que tenta agarrar estrelas, e acabou apelidada de Mão de Deus. 

📷 Leia mais: glóbulo cometário é a foto astronômica de terça-feira (21) 

Continua após a publicidade

4. Aurora verde

Uma aurora boreal esverdeada iluminou o céu de Östersund, Suécia, em 2016, registrada por Göran Strand e destacada pela NASA. O mais interessante é que a aurora parece desviar da Lua no lado esquerdo da imagem.

📷 Leia mais: aurora esverdeada é a foto astronômica de quarta-feira (22) 

5. Galáxia NGC 3169

Continua após a publicidade

A galáxia NGC 3169 fica a 70 milhões de anos-luz de nós, próxima à estrela Regulus. Na foto, ela aparece acompanhada da sua vizinha NGC 3166, e ambas estão interagindo. Em algum momento, ambas vão acabar combinadas em uma só galáxia. Este processo também vai ocorrer com a nossa Via Láctea e Andrômeda.

📷 Leia mais: galáxias em interação na foto astronômica de quarta-feira (23) 

6. Berçário estelar

Por fim, a última foto destacada neste compilado traz o berçário estelar Messier 78 (M78), onde muitos detalhes foram vistos pela primeira vez pelos “olhos” do Euclid, telescópio da Agência Espacial Europeia. M78 fica a 1.300 anos-luz da Terra e contém estrelas jovens, ainda cercadas por envelopes de gás e poeira interestelar.

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: berçário estelar M78 é a foto astronômica de quarta-feira (24) 

Galeria de fotos

Fonte: APOD