Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: galáxias interagem na foto astronômica do dia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Maio de 2024 às 17h09

Link copiado!

Christophe Vergnes, Aziz Kaeouach
Christophe Vergnes, Aziz Kaeouach

A galáxia NGC 3169 está na foto destacada pela NASA em seu site Astronomy Picture of the Day nesta quinta (23). A bela galáxia pode ser encontrada a 70 milhões de anos-luz a sul de Regulus, a estrela mais brilhante da constelação do Leão.

Na foto, os braços espirais da galáxia foram distorcidos e se tornaram estruturas conhecidas como caudas de maré. Elas foram formadas devido às interações entre a NGC 3169 e sua vizinha NGC 3166.

O processo deixa vestígios, como arcos estelares e plumas visíveis em meio às estruturas das galáxias. 

Continua após a publicidade

Pode até parecer que esta cena cósmica é tranquila. No entanto, os astrônomos já sabem que NGC 3169 é uma galáxia bastante brilhante no espectro eletromagnético indo das ondas de rádio aos raios X.

Isso acontece porque ela tem um núcleo galáctico ativo que abriga um buraco negro supermassivo. 

Interações entre galáxias

Interações galácticas, como aquela acontecendo entre NGC 3169 e NGC 3166, são fenômenos comuns. Os astrônomos estimam que cerca de 25% das galáxias conhecidas estão se fundindo com outras, e deve haver ainda mais delas interagindo com suas vizinhas.

Estes processos causam trocas de estrelas e alteram as estruturas de todas as galáxias envolvidas no processo. Por isso, os pesquisadores estudam as fusões e interações entre as galáxias para entender como elas se formam e evoluem.  

Aliás, algo do tipo vai acontecer com a Via Láctea. Em alguns bilhões de anos, nossa galáxia vai colidir e se fundir com Andrômeda, formando uma galáxia única e vasta. E não se preocupe em esperar até lá: no momento, nossa galáxia está interagindo gravitacionalmente com seus satélites, trocando estrelas em longos fluxos. 

Fonte: APOD