Publicidade

Destaque da NASA: Vulcão Etna e estrelas são a foto astronômica do dia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Gianni Tumino
Gianni Tumino

A foto destacada pela NASA nesta sexta (5) mostra o Monte Etna, um dos vulcões mais conhecidos no mundo, acompanhado pelo céu repleto de estrelas. O clique foi feito por Gianni Tumino, e mostra o vulcão emoldurado pela Via Láctea se estendendo pelo céu.

O Monte Etna fica na Sicília, Itália. Este é um dos vulcões mais ativos do mundo — em abril, por exemplo, o vulcão soprou anéis de fumaça no céu siciliano. No entanto, o fenômeno intrigante não indica que há uma erupção a caminho. 

Na foto, o vulcão aparece acompanhado por grandes nuvens de poeira da Via Láctea, que se agrupam pelo plano da nossa galáxia.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em meio às inúmeras estrelas da cena, estão algumas que merecem destaque. Estamos falando de Vega, Deneb e Altair, que juntas formam o chamado Triângulo de Verão. 

Vale lembrar que o Triângulo não é uma constelação, mas sim um asterismo, ou seja, um padrão de estrelas que pode ser reconhecido. No caso, o padrão é feito de estrelas que pertencem a diferentes constelações.

Triângulo de verão

O Triângulo de Verão é tão familiar para entusiastas do céu noturno quanto o Cinturão de Órion. Como mencionamos, este triângulo celeste é formado por Vega, Altair e Deneb, tão brilhantes que se destacam em meio às demais estrelas no céu. 

Vega é a estrela mais brilhante da constelação de Lira, e fica a 25 anos-luz da Terra. Esta é uma estrela do tipo A, portanto, é mais quente e mais massiva que nosso Sol. Aliás, ela é 40 vezes mais luminosa que o Sol! 

Assim como Vega, Altair é uma estrela do tipo A, sendo mais quente que o Sol. Por outro lado, ela está a 16 anos-luz de nós, mas é “apenas” 10 vezes mais luminosa que o nosso astro. Ela é a estrela mais brilhante da constelação de Aquila, a Águia. 

Por fim, chegamos a Deneb, a estrela que parece ter brilho mais fraco em comparação com suas vizinhas. Mas não se engane: ela fica a 2.600 anos-luz de nós e é uma supergigante 100 vezes maior que o Sol!

Continua após a publicidade

Fonte: APOD