Destaque da NASA: superlua brilha na foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A primeira superlua ocorrida durante o mês de agosto está na foto astronômica destacada pela NASA nesta quarta-feira (30), no site Astronomy Picture of the Day. Durante o fenômeno, a Lua pode parecer maior e mais brilhante do que de costume.
O fotógrafo registrou a beleza daquela superlua na sequência de fotos abaixo, que mostram o disco lunar nascendo no céu da Sicília, na Itália. Naquela noite, a dispersão da luz solar nas moléculas atmosféricas deixou o disco lunar com tons avermelhados.
A superlua não é um nome científico, mas sim uma expressão usada quando nosso satélite natural chega à fase cheia ou nova no perigeu, ou seja, no ponto mais próximo da Terra em sua órbita ao redor do nosso planeta.
Algumas estimativas sugerem que a superlua pode parecer 30% mais brilhante e 14% maior, quando comparada à Lua cheia mais distante da Terra. Entretanto, é difícil perceber estas diferenças a olho nu.
A superlua azul
Caso você não tenha conseguido observar a primeira superlua de agosto, não se preocupe. Vai haver outra oportunidade nesta quarta-feira (30), quando nosso satélite natural vai novamente chegar à fase cheia no perigeu.
A fase lunar cheia vai acontecer às 22h35, no horário de Brasília. Desta vez, a superlua vai ficar a 357.181 mil quilômetros da Terra, sendo que a distância média entre ambas é de 384.400 km.
O fenômeno de hoje pode também ser chamado de superlua azul. Mas, calma, isso não significa que vamos ver uma cor diferente no disco lunar! Na verdade, a Lua Azul é uma expressão usada quando ocorrem duas fases lunares cheias em um mesmo mês (como é o caso), ou para se referir à terceira Lua cheia em uma estação astronômica.
Fonte: APOD