Destaque da NASA: proeminência solar é a foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Uma proeminência solar está na foto destacada pela NASA nesta terça-feira (1º) no site Astronomy Picture of the Day. As proeminências são capazes de atingir dimensões maiores que as da Terra e mudam de forma lentamente, retornando para nosso astro em cerca de um mês.
- Maior telescópio solar do mundo tira incríveis novas fotos do Sol
- Afinal, qual é a verdadeira cor do Sol?
Esta grande proeminência foi fotografada há quase duas semanas. Na imagem, ela aparece como uma pluma de gás extensa, sustentada pelo campo magnético próximo da superfície solar.
Leva algum tempo para as proeminências mudarem de forma, mas isso não significa que não guardem algumas surpresas. Às vezes, elas explodem subitamente, liberando partículas eletricamente carregadas pelo Sistema Solar.
Conforme o Sol se aproxima do máximo solar (o pico de atividade em seu ciclo), o esperado é que as proeminências, manchas, filamentos e outros fenômenos ocorram em quantidade e frequência maior que a média.
O que são proeminências solares?
Para entender as proeminências solares, é importante lembrar que nosso astro tem campo magnético global, sustentado por fluxos de gases eletricamente carregados. Às vezes, partes do plasma solar se estendem e acompanham as linhas do campo magnético.
Estas estruturas de plasma nascem na fotosfera do Sol, nome dado à superfície da nossa estrela. Elas se estendem até a coroa, a atmosfera mais externa do Sol. É assim que surge uma proeminência solar, como aquela que você viu na foto acima.
Normalmente, as proeminências são formadas em cerca de um dia. As mais estáveis delas podem permanecer na coroa solar durante meses, se estendendo por milhares de quilômetros no espaço. Se a estrutura delas ficar instável e romper, ocorre uma erupção que libera plasma.
Fonte: APOD