Publicidade

Destaque da NASA: nebulosa de fluxo integrado é foto astronômica do dia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Gabriel Rodrigues Santos
Gabriel Rodrigues Santos

O complexo de nuvens galácticas Mandel Wilson 9 brilha na foto destacada pela NASA nesta sexta (21). Este objeto é uma grande nuvem de poeira, encontrada a quase 300 anos-luz acima do plano da Via Láctea.

As nuvens de Mandel Wilson 9 podem ser observadas na direção da constelação Apus, a Ave do Paraíso. Na imagem abaixo, as partículas de poeira dela brilham enquanto refletem a luz das estrelas da nossa galáxia.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Este objeto também é conhecido como nebulosa de fluxo integrado. Elas são fenômenos astronômicos descobertos relativamente recentes e, ao contrário das nebulosas gasosas típicas, são encontradas relativamente próximas do plano da Via Láctea.

Como a imagem mostra, estas nebulosas são objetos que até têm brilho, mas ele é fraco. Mesmo assim, suas partículas podem emitir uma leve luz avermelhada.

Nuvens cirrus galácticas

As nebulosas de fluxo integrado também são conhecidas como nuvens cirrus galácticas. Estes objetos são como véus difusos, que cercam a Via Láctea e bloqueiam parcialmente a visão do que está no fundo. As primeiras delas foram descobertas durante o século XX.

Já no início dos anos 2000, o astrônomo Steve Mandel descobriu filamentos nas imagens de nuvens cirrus, encontradas perto dos polos galácticos. As fotos renderam pesquisas, as quais revelaram características interessantes da poeira destas nuvens.

Uma delas é que a poeira aparece reflete a luz visível e ultravioleta, vinda das estrelas combinadas na galáxia. Além disso, as partículas de poeira interestelar transformam a radiação ultravioleta em luz vermelha, produzindo o brilho avermelhado que mencionamos.

Fonte: APOD