Publicidade

Destaque da NASA: Lua e estrelas das Plêiades são foto astronômica do dia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Alan Dyer, TWAN
Alan Dyer, TWAN

A foto destacada pela NASA nesta terça (3) mostra dois ícones celestes juntos no cé de Alberta, no Canadá. Um deles é a nossa Lua, e o outro são as estrelas das Plêiades, um belo aglomerado estelar.

Normalmente, as fotos das Plêiades costumam mostrar as estrelas em meio a uma névoa azulada, que reflete a luz das estrelas ali. Na foto, a estrutura foi ofuscada pela luz refletida pela Lua.

Nosso satélite natural aparece com sua metade iluminada. Apesar de a outra metade estar na sombra, é possível ver esta região graças à luz refletida pela Terra (ou Earthshine, como é chamado em inglês).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para registrar a cena, o fotógrafo Alan Dyer trabalhou com oito exposições, que foram ajustadas para representar o que nossos olhos veriam ali. 

A Lua se aproxima das Plêiades cerca de uma vez por mês. Mas, claro, esta aproximação é apenas aparente, já que as estrelas ali estão a centenas de anos-luz de nós. 

Aglomerado estelar das Plêiades

Também chamado de M45, o aglomerado estelar das Plêiades é visível de praticamente qualquer lugar do mundo, desde o Polo Norte até a ponta mais extrema da América do Sul. Os astrônomos acreditam que ali existem milhares de estrelas, nascidas de uma única nuvem de gás e poeira há cerca de 100 milhões de anos.

Encontradas a 410 anos-luz da Terra, as estrelas das Plêiades se mantêm unidas com a ajuda da gravidade e viajam pelo espaço a 40 km/s. Muitas das estrelas ali são centenas de vezes mais brilhantes que nosso Sol — as mais luminosas emitem um forte brilho azul. 

Muitos objetos na astronomia têm nomes inspirados em mitos de antigos povos, e não é diferente com as Plêiades. Na mitologia grega, as Plêiades eram as sete filhas de Atlas, titã que sustentava o céu, e da oceânida Pleione. O aglomerado também é chamado de Sete Irmãs em referência a Maia, Electra, Alcyone, Taygete, Asterope, Celaeno e Merope, as filhas. 

Fonte: APOD