Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: as Plêiades estão exuberantes na imagem astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Janeiro de 2023 às 16h24

Link copiado!

Stefan Thrun
Stefan Thrun

Ainda na “tour” pelas principais constelações do verão, a NASA destacou como Imagem Astronômica do Dia uma das maiores atrações de Touro: as Plêiades. Na foto desta quinta-feira, as Sete Irmãs aparecem envoltas nas nuvens azuis difusas que as tornam tão peculiares.

Também conhecido como M45, o aglomerado estelar aberto das Plêiades fica a 400 anos-luz de distância da Terra, formado por quase 500 estrelas.

Anteriormente, acreditava-se que as manchas azuis seriam parte do aglomerado, talvez formada pelos restos da nuvem de poeira e gás formadora dessas estrelas. Por isso, chegou a receber o nome de Nebulosa Maia.

Continua após a publicidade

Entretanto, os astrônomos hoje sabem que as nuvens não estão relacionadas ao aglomerado. Elas apenas estavam “no caminho” enquanto o grupo de estrelas fazia sua rota na Via Láctea.

Uma delas, chamada Nebulosa de Merope (também conhecida como Nebulosa de Tempel e NGC 1435) está ao redor da estrela Merope com grande destaque na constelação. Podemos observá-la nitidamente nas fotos aproximadas das Plêiades com sua cor azul, fruto da poeira de carbono espalhada pela nuvem.

Pertinho da Nebulosa de Merope está a IC 349, um objeto que causou polêmica quanto à sua importância na época de sua descoberta. Hoje, esse objeto é apreciado como uma das nebulosas mais interessantes da região.

Continua após a publicidade

Voltando às Plêiades, seu nome vem do mito grego em referência às sete filhas do titã Atlas e da ninfa marinha Pleione. Os nomes dos pais também estão incluídos entre as nove estrelas mais brilhantes do aglomerado.

A foto acima foi feita com mais de 9 horas de exposição fotográfica, sendo em seguida processada e calibrada para revelar os filamentos detalhados da poeira interestelar.

Fonte: APOD