Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Lua com detalhes incríveis é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Janeiro de 2023 às 17h57

Link copiado!

Darya Kawa Mirza
Darya Kawa Mirza

A foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day nesta segunda-feira (16) traz a Lua de um jeito diferente: na imagem, nosso satélite natural aparece com uma riqueza incrível de cores, detalhes e texturas, resultado da combinação de quase 230 mil fotos.

Para produzir o registro, o astrofotógrafo combinou as milhares de imagens e as aprimorou para destacar as características da superfície lunar. Você perceberá o resultado do processo nas crateras, que ficaram nítidas e mostram com clareza os impactos ocorridos na Lua durante sua história.

Confira:

Continua após a publicidade

As grandes regiões escuras na foto são chamadas “maria”, o termo em latim para “mares”. Elas contêm menos crateras e são escuras porque já foram cobertas por lava derretida. As cores da imagem, por sua vez, foram baseadas na composição verdadeira da Lua, mas foram levemente alteradas e exageradas.

Os tons azulados indicam uma região rica em ferro, enquanto o laranja mostra quantidades levemente altas de alumínio. Além destes elementos, a Lua conta também com magnésio, alumínio, titânio e outros.

Saiba mais sobre a Lua

Continua após a publicidade

A Lua é o único satélite natural da Terra e orbita nosso planeta à distância média de 385 mil quilômetros. O diâmetro dela é de aproximadamente 3.475 quilômetros, o que a torna maior que o planeta anão Plutão, mas menor que outros satélites naturais do Sistema Solar.

Como as rotações lunar e terrestre são sincronizadas, observamos apenas um lado da Lua — o outro, que não pode ser observado da Terra e é conhecido como “lado afastado”, foi observado pela primeira vez em 1959 através da missão soviética Luna 1.

Devido a sua gravidade, a Lua causa as marés, os aumentos e diminuições do nível do mar. Isso não significa que o efeito ocorre apenas na água dos mares, já que as marés também ocorrem nos lagos e até na crosta terrestre, mas em dimensões menores.

Fonte: APOD