Publicidade

Destaque da NASA: halo lunar é foto astronômica do dia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Marcella Giulia Pace
Marcella Giulia Pace

A foto destacada pela NASA nesta quinta (20) traz a última Lua cheia de abril. O clique foi feito por Marcella Giulia Pace, e mostra sombras projetadas em um jardim enquanto a Lua brilha no céu cercada por um halo. 

Os halos lunares ocorrem quando a luz refletida pela Lua é refratada, refletida e dispersa através de cristais de gelo suspensos em nuvens a serca de 12 km de altitude. Devido ao formato hexagonal, os cristais direcionam a luz. 

Normalmente, os halos lunares aparecem acompanhados de coroas, que são anéis menores formados pela refração e reflexão da luz em moléculas de água na atmosfera. Apesar disso, os halos não ficam conectados a elas. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um aspecto interessante dos halos é que, não importa o lugar de onde são vistos, eles têm sempre o mesmo tamanho. Se você tiver a sorte de conferir um desses fenômenos, pode fazer o seguinte experimento: estenda seu braço e, com a mão aberta, cubra a Lua com o polegar e posicione o mindinho sobre o halo

Desta forma, você veria que o anel luminoso tem cerca de 22º. A medida se deve ao formato hexagonal dos cristais de gelo.  

Lua cheia 

Este belo halo foi fotografado quando a Lua estava na fase cheia. Esta fase acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos em relação à Terra, o que faz com que o disco lunar seja iluminado por inteiro. 

Como a Lua está se movendo o tempo todo ao redor da Terra, a fase cheia “verdadeira” acontece por um breve instante. Mesmo assim, em nossa perspectiva de observação, a Lua parece estar cheia um dia antes e um dia depois da chegada à fase. 

Uma curiosidade divertida sobre a fase cheia é que algumas culturas dão diferentes nomes a ela, variando de acordo com o mês. Por exemplo, em junho ocorre a chamada Lua Cheia de Morango, nome que faz referência à época de colheita dos morangos nos Estados Unidos.

Fonte: APOD