Publicidade

NASA vai lançar Artemis I nesta quarta (16). Saiba como ver ao vivo!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Novembro de 2022 às 11h34

Link copiado!

NASA/Joel Kowsky
NASA/Joel Kowsky
Tudo sobre NASA

Após uma série de adiamentos, a NASA confirmou a tentativa de lançamento da missão Artemis I durante a madrugada desta quarta-feira (16). Se tudo correr conforme o planejado pela agência espacial, o lançamento acontecerá em uma janela de duas horas que se abre às 3h04, no horário de Brasília.

Na segunda-feira (14), os gerentes da missão se reuniram para analisar a situação das operações de contagem regressiva e aspectos técnicos do foguete Space Launch System (SLS) e da cápsula Orion, após a passagem do furacão Nicole. Depois das verificações, eles concordaram em seguir com o lançamento da missão.

Continua após a publicidade

A contagem regressiva para o lançamento começou durante a madrugada de segunda. Nas próximas horas desta terça-feira (15), as equipes da NASA vão analisar a pressão do estágio central do foguete, além de carregar as baterias da cápsula Orion e do SLS.

Já por volta das 17h40 (horário de Brasília), eles vão verificar se é possível avançar com o abastecimento do veículo. Após o resfriamento de diferentes componentes, os membros da missão vão avaliar o sistema de comunicação da cápsula Orion, além de iniciar o abastecimento de outros do foguete.

Quando faltarem apenas 10 minutos para o lançamento, chegará então o momento de acionar o fornecimento de energia da cápsula Orion. Se os parâmetros dos sistemas do foguete e da nave estiverem dentro do esperado, os propulsores do SLS serão acionados, levando o SLS ao espaço e impulsionando a Orion rumo à Lua.

Se for lançada na data planejada, a missão deverá durar aproximadamente 26 dias. Durante a missão, a nave Orion irá orbitar a Lua e, ao fim, retornará para uma amerissagem (pouso no mar) no oceano Pacífico.

Continua após a publicidade

Como assistir o lançamento da Artemis I ao vivo

Como de costume, os preparativos da missão e o lançamento propriamente dito serão transmitidos online pela NASA. A transmissão do lançamento começará durante o início da madrugada desta quarta-feira (16), às 00h30, no horário de Brasília.

Você poderá acompanhá-la no canal da agência espacial, no YouTube, ou pelo vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Outra opção é acompanhar o lançamento e as etapas da missão na NASA TV. A transmissão começará na terça-feira, às 18h (horário de Brasília), e exibirá desde o abastecimento do foguete até o lançamento da missão.

Você pode assistir à transmissão da NASA TV no site da NASA ou no canal da agência espacial no YouTube.

Fonte: NASA