Publicidade

Destaque da NASA: fenômeno luminoso vermelho é a foto astronômica do dia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Maxime Villaeys
Maxime Villaeys

A foto astronômica destacada pela NASA nesta segunda-feira (18) traz um fenômeno curioso no céu. Trata-se de um sprite, um tipo de raio pouco comum e de curta duração, fotografado conforme uma tempestade se aproximou.

É fácil encontrar o sprite na foto abaixo: basta procurar a estrutura brilhante e ramificada que iluminou o céu por uma breve fração de segundo. Ele foi registrado na França, junto de uma árvore.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Pode até parecer que o sprite estava perto da árvore, mas, na verdade, estes fenômenos ocorrem noa lto da atmosfera. Eles são formados por fluxos de elétrons se movendo para cima e para baixo quase à velocidade da luz.

Os sprites são conhecidos há décadas e podem ocorrer acompanhados de tempestades, como foi o caso deste.

O que são sprites?

Considerados eventos luminosos transientes (ou TLEs, na sigla em inglês), os sprites são fenômenos bastante conhecidos pelos meteorologistas e profissionais que estudam o céu. Apesar de não serem exatamente raros, é difícil observá-los e mais ainda capturá-los em fotos.

Isso porque eles são descargas elétricas que ocorrem no alto da atmosfera, a cerca de 80 km de altitude — para comparação, considere que as tempestades e outros fenômenos meteorológicos acontecem a até 20 km de altitude.

Pilotos civis e militares relataram observações dos sprites por quase 100 anos, sendo desacreditados por cientistas. Isso mudou em 1989, quando uma foto capturou um sprite por acidente.

Fonte: APOD