Publicidade

Destaque da NASA: estrelas e nebulosas estão na foto astronômica do dia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Janeiro de 2024 às 17h24

Link copiado!

Marcin Ślipko
Marcin Ślipko

A foto destacada pela NASA nesta quarta-feira (31) revela a beleza de estrelas, várias nebulosas, aglomerados estelares e mais. Todos foram registrados de uma só vez nos arredores de Śnieżka, uma montanha na fronteira entre a Polônia e a República Tcheca.

Para capturar a cena, o fotógrafo trabalhou com a técnica da longa exposição, muito usada em fotos de cidades e, claro, nas do céu noturno. O resultado é a foto abaixo, que mostra inúmeros objetos no céu: 

Continua após a publicidade

Na parte central da imagem, estão as nebulosas de Órion e da Chama, que brilham acompanhadas do Laço de Barnard. Trata-se de uma nebulosa de emissão que faz parte do complexo de nuvens moleculares de Órion. 

A câmera capturou também outros objetos conhecidos, como o aglomerado estelar Plêiades; para encontrá-lo, observe a parte superior da imagem. Estrelas famosas, como Sirius e Betelgeuse, também foram fotografadas. 

Nebulosa de Órion

Em meio a tantos objetos impressionantes na foto, vale destacar a Nebulosa de Órion. Também chamada de Messier 42 (ou apenas M42, se preferir), esta nebulosa é a região de formação estelar mais próxima da Terra. Ela fica a aproximadamente 1.350 anos-luz de nós e tem cerca de dois milhões de anos. 

Continua após a publicidade

A região é agitada constantemente pelos pilares de gás e poeira que abrigam as estrelas jovens; enquanto isso, os ventos estelares liberados por elas ajudem a esculpir as estruturas de poeira. A parte central da nebulosa abriga quatro estrelas que, juntas, são conhecidas como Trapézio devido à forma como estão organizadas.  

A Nebulosa de Órion faz parte do Complexo de Nuvens Moleculares de Órion, ou apenas Complexo de Órion. Considerado um dos berçários estelares mais ativos do céu, o Complexo é feito das nuvens moleculares Lambda Orionis, Órion A e B, entre outras.

Fonte: APOD