Destaque da NASA: equinócio é a foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
A foto destacada pela NASA nesta terça-feira (19) traz um belo pôr do Sol registrado em Alberta, no Canadá. A cena é espetacular por si só, e fica ainda mais especial devido ao dia em que foi capturada: o fotógrafo Alan Dyer fez o clique em 2021, durante o equinócio de setembro.
- Céu de março | Conjunções, equinócios e cometas são o destaque deste mês
- Que dia começa cada estação do ano?
Algumas cidades, como a província de Alberta, têm estradas que vão de leste a oeste, ou ficam bem próximas destas direções. Você vai perceber que o Sol parece quase alinhado com o fim da estrada na foto, e não é por acaso.
Os equinócios ocorrem duas vezes por ano, e nestes dias, o Sol nasce no leste e se põe no oeste. No caso da foto, a estrada se aproxima destas direções, proporcionando um entardecer de tirar o fôlego.
O equinócio marca também a mudança das estações. Por isso, o outono começa nesta quarta-feira (20) no hemisfério sul; já no norte, ocorre o início da primavera.
O que é o equinócio?
Para entender o que é o equinócio, precisamos lembrar primeiro dos movimentos realizados pela Terra no espaço. Nosso planeta se move ao redor do Sol seguindo uma trajetória chamada de plano orbital, com inclinação de 23,4º em seu próprio eixo.
Devido à inclinação, um dos polos da Terra passa seis meses mais voltado para o Sol, enquanto o outro fica mais afastado. Assim, durante o ano, os hemisférios do nosso planeta recebem quantidades diferentes de luz do Sol.
Isso muda durante o equinócio, evento astronômico que acontece quando nenhum dos polos está mais inclinado para o astro. No equinócio, os raios solares incidem igualmente entre os dois hemisférios, fazendo com que o dia e a noite tenham relativamente a mesma duração.
Fonte: APOD