Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: eclipse solar parcial é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Outubro de 2022 às 18h34

Link copiado!

Neelam and Ajay Talwar (TWAN)
Neelam and Ajay Talwar (TWAN)

A foto astronômica destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day revela o eclipse solar parcial ocorrido no início desta semana. O eclipse não foi visível do Brasil, mas pôde ser acompanhado em alguns países — entre eles, está a Índia, onde a foto foi tirada.

Este foi o segundo e último eclipse solar do ano. Como este foi um eclipse parcial, a Lua cobriu brevemente parte do Sol, fazendo com que parecesse que o disco solar tivesse recebido uma bela “mordida”.

Confira:

Continua após a publicidade

Como a Lua é bem menor que a Terra, a sombra projetada por nosso satélite natural não cobre completamente o planeta. Por isso, os eclipses solares podem ser observados somente em algumas regiões.

Além da Índia, o fenômeno pôde ser observado também em grande parte da Europa, em algumas regiões da África, no Oriente Médio e em parte da Ásia. Quem estava em locais mais próximos ao polo norte pôde ver mais de 80% do disco solar coberto pela Lua.

O que é eclipse solar?

Continua após a publicidade

Os eclipses solares acontecem quando a Lua, na fase nova, fica entre a Terra e o Sol, projetando sua sombra em nosso planeta. A órbita lunar é um pouco inclinada em relação à “linha” entre o Sol e nosso planeta, de modo que nem toda fase nova causa eclipses.

Dependendo do alinhamento entre os astros, o eclipse pode ser total, parcial, anular ou híbrido. Quanto mais próximo o observador estiver do centro da sombra da Lua, maior o eclipse irá parecer.

Vale lembrar que, para observar os eclipses solares com segurança, é essencial ter proteções adequadas para os olhos, ou acompanhá-lo por um método de projeção.

Fonte: APOD