Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Eclipse solar parcial foi observado duas vezes por missão europeia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Outubro de 2022 às 10h41

Link copiado!

ESA/ROB
ESA/ROB

A missão Proba-2 (sigla de "PRoject for OnBoard Autonomy"), da Agência Espacial Europeia (ESA), registrou o eclipse parcial desta terça-feira (25) não apenas uma vez, mas sim duas! O fenômeno não foi visível no Brasil, mas pôde ser acompanhado por observadores em algumas regiões da África e Europa, além do Oriente Médio e Ásia.

Durante o eclipse, somente parte do disco solar foi bloqueada pela Lua. O fenômeno foi acompanhado em dose dupla pela Proba-2 que, além de ter um ponto de vantagem único para observá-lo no espaço, conta com instrumentos para estudar o Sol na luz ultravioleta extrema, com foco na coroa solar (a atmosfera do nosso astro).

Confira:

Continua após a publicidade

A Proba-2 leva cerca de 100 minutos para orbitar a Terra e, assim, conseguiu observar o eclipse solar parcial duas vezes, que aparecem no vídeo acima. A primeira observação do eclipse aconteceu por volta das 07h30, no horário de Brasília.

Esta observação foi breve devido a uma ocultação ocorrida quando a nave voou pela atmosfera terrestre, sem usar o instrumento SWAP. A Lua foi observada primeiro entrando discretamente no campo de visão dos instrumentos da sonda, no canto superior do vídeo, mas sem bloquear a luz solar. Já o segundo eclipse foi registrado pela Proba-2 às 09h25.

As observações do eclipse ocorreram em meio à missão primária da Proba-2, focada no monitoramento do comportamento do Sol para ajudar os cientistas a entenderem melhor como o clima espacial afeta a Terra. Futuramente, a missão Vigil, também da ESA, acompanhará constantemente os eventos do clima espacial. Ela deverá ser lançada ainda nesta década.

Continua após a publicidade

Fonte: ESA