Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: "cometa verde" e Marte estão na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Fevereiro de 2023 às 19h23

Link copiado!

Donato Lioce
Donato Lioce

A foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day nesta segunda-feira (13) mostra o cometa C/2022 E3 (ZTF) brilhando no céu, acompanhado dos tons avermelhados de Marte e de uma montanha dos Alpes Italianos.

Nesta imagem, o cometa oferece um espetáculo com sua cauda de tons claros, acompanhado da cauda azulada de íons. O coma esverdeado, responsável pelo apelido “cometa verde”, também chama a atenção.

Confira:

Continua após a publicidade

Marte aparece brilhante no canto esquerdo da foto e, no canto inferior direito em relação ao planeta, está a nebulosa escura Barnard 22. Como o nome indica, as nebulosas escuras são nuvens interestelares com concentração tão alta de poeira que “escondem” a luz visível.

O Planeta Vermelho seguirá visível no céu pelos próximos meses, mas isso não se aplica para o cometa: este já iniciou sua viagem de volta para o Sistema Solar externo, e não está mais tão brilhante.

O que são cometas?

Continua após a publicidade

Os cometas são objetos formados por gases congelados, rocha e poeira. Eles orbitam o Sol e, conforme se aproximam da nossa estrela, são aquecidos, liberando gás e poeira em caudas que podem se estender por milhões de quilômetros.

Eles são classificados com base na duração de suas órbitas ao redor do Sol. Assim, os cometas de período curto levam aproximadamente 200 anos ou menos para completar uma órbita, enquanto os de período longo levam mais de 200 anos. Há, ainda, os de aparição única, que seguem órbitas que os levam para fora do Sistema Solar.

Hoje, há mais de 3 mil cometas conhecidos, sendo que alguns deles até receberam missões espaciais: em 2014, por exemplo, a sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia, entrou na órbita do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko; depois, o lander Philae pousou na superfície do objeto.

Fonte: APOD