Publicidade

"Cometa verde" brilha em nova foto tirada pelo Observatório da Unesp

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Fevereiro de 2023 às 13h16

Link copiado!

Observatório de Astronomia "Lionel José Andriatto"
Observatório de Astronomia "Lionel José Andriatto"

Membros do Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto", da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus de Bauru, produziram uma bela imagem do "cometa verde" C/2022 E3 (ZTF) na noite de quarta-feira (8).

Desde o fim de janeiro, o cometa ZTF vem rendendo fotos fascinantes, capturadas por observadores e fotógrafos em todo o mundo. Já a nova imagem, gentilmente cedida pela instituição ao Canaltech, destaca o coma em tons esverdeados do objeto, que lhe rendeu o apelido "cometa verde".

Continua após a publicidade

Esta imagem é o resultado de um longo trabalho. “Não é fácil ter uma foto desta”, observou o prof. Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório. “É preciso uma câmera profissional acoplada a um telescópio de boa qualidade e que transmita uma boa luminosidade de imagem”, explicou.

Além dos equipamento, é necessário ainda tirar uma série de fotos do mesmo objeto, e depois, realizar o chamado “empilhamento fotográfico”. Basicamente, trata-se do processo de unir as fotos individuais em uma única imagem, com a ajuda de softwares apropriados.

Guilherme A. Bellini, aluno e membro da equipe do observatório, realizou este trabalho. "Foram 10 horas de processamento usando 42 fotos iguais de 10 segundos de tempo de exposição cada foto, totalizando 420 segundos”, disse ele. “É como se fosse uma única foto, com sete minutos de exposição”, explicou.

O cometa ZTF foi descoberto em março de 2022 pelos membros do projeto ZTF, do Observatório Monte Palomar. Em janeiro, ele chegou ao periélio, o ponto de maior aproximação do Sol ao longo de sua órbita elíptica. Já em 1º de fevereiro, durante a aproximação máxima com a Terra, o cometa ficou a cerca de 42 milhões de quilômetros de distância de nós. Agora, o cometa está seguindo seu rumo a regiões distantes do Sistema Solar.