Destaque da NASA: cometa recém-descoberto está na foto astronômica do dia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |

Dan Bartlett

O cometa C/2023 P1 Nishimura foi descoberto recentemente e vem rendendo fotos espetaculares em todo o mundo. Será que ele vai ser visível a olho nu? Ainda não se sabe ao certo, mas você já pode conferi-lo na foto destacada pela NASA nesta segunda-feira (21).

Este objeto foi descoberto há cerca de 10 dias pelo astrônomo amador Hideo Nishimura. Desde então, o C/2023 P1 vem ficando cada vez mais brilhante, conforme segue viagem pelo Sistema Solar interno.

Apesar de ainda não haver muitas informações sobre o C/2023 P1, já se sabe que o brilho dele deve continuar aumentando — com sorte, ele pode ficar visível a olho nu no início de setembro. Entretanto, os cometas são objetos imprevisíveis e nem sempre se comportam conforme o esperado.

Outra desvantagem é que o C/2023 P1 vai ficar visível somente em momentos próximos do nascer ou pôr do Sol. No último fim de semana, por exemplo, o cometa ficou visível para observadores no Brasil a partir das 4h30, e o Sol começou a nascer às 5h50.

O que é cometa?

Os cometas são objetos formados por gases congelados, rochas e poeira que sobraram da formação do Sistema Solar. É por isso que, dependendo da quantidade de material congelado e rochoso, eles também podem ser chamados de bolas de gelo sujas.

Eles viajam ao redor do Sol em órbitas tão elípticas (ovais) que podem levar dezenas de milhares de anos para completar uma volta ao redor do nosso astro. Conforme se aproximam do Sol, os cometas são aquecidos e passam a exibir uma longa cauda de gás e poeira, apontada sempre na direção oposta à do Sol.

Diferentes cometas se aproximaram da Terra ao longo do ano. Entre eles, está o C/2022 E3 (ZTF), que ficou popularmente conhecido como cometa verde e rendeu fotos espetaculares. Já o cometa C/2021 T4 (Lemmon) tornou-se visível no céu do hemisfério sul em julho, e podia ser observado com binóculos ou com um telescópio pequeno.