Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: cometa 12P/Pons-Brooks é foto astronômica do dia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Março de 2024 às 13h18

Link copiado!

Jan Erik Vallestad
Jan Erik Vallestad

O mês de abril promete um eclipse solar total, acompanhado do cometa 12P/Pons-Brooks. A má notícia é que o fenômeno não vai ser visível do Brasil, mas você pode conferir a beleza do cometa na foto destacada pela NASA nesta segunda-feira (18) no site Astronomy Picture of the Day. 

No momento, o cometa 12P está viajando rumo ao Sistema Solar interno. Como seu brilho está fraco demais para permitir que seja visto a olho nu, o ideal é observá-lo com algum instrumento, como binóculos, durante o início da noite. 

Continua após a publicidade

Nesta foto, o destaque fica por conta da cauda de íons do cometa, que brilha em azul claro junto do seu coma esverdeado. Ali, há também uma estrutura avermelhada em espiral, que parece ter esse formato devido à rotação do núcleo do cometa. 

A estrutura espiral é mais uma das surpresas que o cometa 12P mostrou, junto das várias explosões que teve nos últimos meses. Como esta atividade é incerta, é difícil prever o quão brilhante ele vai estar durante o eclipse solar de abril.  

Cometa do Diabo?

Formado por um núcleo sólido com 30 km de diâmetro, o cometa 12P apresenta atividade vulcânica criogênica, ou seja, ele sofre erupções de uma mistura de gelo, poeira e gás. Suas erupções liberaram nuvens de partículas que, para alguns, o deixaram com formato parecido com o da nave Millennium Falcon, da franquia Star Wars; para outros, elas pareceram formar chifres, e o objeto acabou recebendo o apelido “Cometa do Diabo”.

O cometa 12P/Pons–Brooks tem período orbital de aproximadamente 71 anos. Desta vez, ele vai chegar ao periélio (ponto de proximidade máxima com o Sol) em 21 de abril, ficando a 116,8 milhões de quilômetros do nosso astro. Já o eclipse solar vai acontecer no dia 8 daquele mês.

Embora o fenômeno não seja visível do Brasil, é uma boa ideia aproveitar a oportunidade para observar o cometa, pois ele vai estar bastante brilhante. Para encontrá-lo, procure-o na direção da constelação Taurus, o Touro. Depois, em 2 de junho, o 12P vai fazer sua aproximação máxima da Terra.

Fonte: APOD