Destaque da NASA: colorido lançamento de foguete é foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A decolagem belíssima do foguete Terran 1, da Relativity Space, é a foto astronômica destacada pela NASA nesta quinta-feira (6), no site Astronomy Picture of the Day. O veículo tem mais de 80% de sua estrutura produzida por impressão 3D, e foi lançado pela primeira vez em março.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Lançamento de primeiro foguete produzido com impressão 3D é suspenso
Naquele dia, o foguete voou na missão “Good Luck, Have Fun” (“Boa Sorte, Divirta-se”, em tradução livre). Quem conseguiu acompanhar a missão se maravilhou com as plumas em tons de azul e laranja liberadas pelos motores Aeon 1 do foguete, conforme queimavam o propelente.
Confira:
As cores vêm do metalox, propelente composto por oxigênio líquido extremamente frio e metano líquido que, ao ser queimado, emite tons de azul, verde e roxo. Na imagem, há também pedaços de gelo formados pelo metano que se congelou no propulsor, mas se quebrou e caiu devido à vibração do veículo.
Apesar de ter deixado o solo com sucesso, o segundo estágio do veículo apresentou falhas alguns minutos após o lançamento, e caiu centenas de quilômetros de onde foi lançado. Como aquele foi um lançamento de testes, o Terran 1 levou a bordo apenas uma carga produzida por impressão 3D.
O foguete Terran 1, produzido por impressão 3D
O Terran 1 é um foguete com 33 metros de altura, projetado para levar até 1.250 kg de cargas úteis para a órbita baixa da Terra. Segundo a Relativity Space, 85% da estrutura foi produzida por meio da impressão 3D, mas a empresa planeja aumentar este número para 95%.
A empresa optou por lançar seu foguete sem realizar antes o teste de ignição estática, no qual os motores do primeiro estágio seriam acionados, mas ele ficaria em solo. A decisão foi tomada para evitar desgastes no veículo, mas aumentou o risco de a primeira tentativa de lançamento acabar abortada.
O lançamento foi adiado algumas vezes e, mesmo com o desfecho da missão, a Relativity Space comemorou a separação dos estágios e os dados obtidos. Até o momento, a empresa não anunciou datas para tentar levar o foguete ao espaço novamente.
Fonte: APOD