Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Cinturão de Vênus está na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Junho de 2023 às 20h00

Link copiado!

Soumyadeep Mukherjee
Soumyadeep Mukherjee

O colorido Cinturão de Vênus aparece na foto destacada pela NASA nesta segunda (26). Este fenômeno faz com que parte do céu perto do horizonte aparente ter cor levemente escura, e acontece pouco antes do amanhecer ou logo após o pôr do Sol.

A diferença entre as cores acontece porque o Cinturão é como uma área de transição, que divide as partes escuras e iluminadas do céu. Para observá-lo, o ideal é procurar na direção oposta à do Sol.

Continua após a publicidade

Isso significa que ver o Cinturão de Vênus no céu é relativamente simples: basta apenas o céu limpo e, claro, uma visão livre do horizonte, sem obstáculos que prejudiquem a observação. O fenômeno pode durar desde alguns instantes até 20 minutos.

No caso da foto acima, o Cinturão aparece acompanhado por algumas das montanhas dos Himalaias, que abrigam algumas das maiores montanhas do planeta. Entre elas, está o Monte Everest que, com seus mais de 8,8 km de altitude, é a montanha mais alta da Terra.

O que é o Cinturão de Vênus?

Como você viu na foto, o Cinturão de Vênus acontece acompanhado de várias cores. A parte com tons azulados, mais escura que os arredores, é a sombra da Terra projetada na atmosfera.

Continua após a publicidade

Já os tons rosados ocorrem porque a luz vermelha tem os comprimentos de onda mais longos e, assim, consegue viajar mais longe na atmosfera. Enquanto a sombra do nosso planeta aparece no céu, ela faz com que a parte rosada pareça estar separada no horizonte, formando o Cinturão.

Caso você esteja se perguntando sobre o nome do fenômeno, saiba que ele não tem relação com o planeta Vênus. Na verdade, a origem dele está associada ao cinturão usado pela deusa que representa o amor e a beleza na mitologiaromana.

Fonte: APOD