Publicidade

Destaque da NASA: brilho da superlua é a foto astronômica do dia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Gianni Tumino
Gianni Tumino

A superlua que brilhou no céu no início do mês está na foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day nesta sexta-feira (4). Além de mostrar a beleza do nosso satélite natural, a imagem traz também raios crepusculares em meio a nuvens.

Os raios crepusculares são colunas de luz que parecem brilhar em direção a alguma fonte luminosa no céu. No caso da foto abaixo, os raios aparecem junto da Lua cheia, mas também podem ser visíveis com o Sol.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Estes raios são formados quando nuvens ou estruturas no horizonte bloqueiam parcialmente a luz vinda do Sol ou refletida pela Lua. O efeito fica ainda mais intenso se houver partículas de poeira ou aerossóis no ar.

Uma curiosidade interessante é que, apesar de os raios parecerem convergir na direção da fonte de luz, eles estão paralelos. Normalmente, o fenômeno ocorre no crepúsculo — daí seu nome.

Superlua em agosto

A foto acima foi tirada durante a primeira superlua do mês de agosto. Este termo foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle, e costuma ser usado quando a fase lunar cheia ou nova ocorre quando nosso satélite natural chega ao perigeu (ponto de maior proximidade com a Terra) ou se aproxima dele.

Quando uma superlua acontece, o disco lunar pode parecer até 15% maior e 30% mais brilhante quando comparado à Lua no apogeu, o ponto mais distante da Terra em sua órbita ao redor do nosso planeta. Não está claro se estes efeitos são perceptíveis a olho nu, mas, de qualquer forma, vale a pena acompanhar o fenômeno.

Caso você tenha perdido a superlua ocorrida nesta semana, não se preocupe, pois o fenômeno vai acontecer outra vez neste mês. No dia 30, nosso satélite natural vai ficar a 357.344 km da Terra, marcando a superlua mais próxima deste ano. Como esta vai ser a segunda fase lunar cheia no mesmo mês, ela recebe o apelido Lua Azul.

Fonte: APOD