Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: brilho da galáxia de Andrômeda está na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Outubro de 2022 às 19h40

Link copiado!

Andrew Fryhover
Andrew Fryhover

A foto astronômica destacada pela NASA nesta segunda-feira (24) traz a galáxia de Andrômeda. Designada Messier 31 (M31), esta galáxia é a maior vizinha espiral da Via Láctea, e aparece na imagem com seus caminhos de poeira, um núcleo amarelado e braços repletos de estrelas.

Andrômeda é uma das “queridinhas” dos astrofotógrafos que a registram no céu noturno e, nesta foto, aparece de um jeito diferente: ela foi fotografada acompanhada por nuvens avermelhadas, formadas por hidrogênio gasoso ionizado.

Veja abaixo:

Continua após a publicidade

A maior parte das nuvens de hidrogênio ionizado da foto fazem parte da Via Láctea, e estão provavelmente relacionadas a nuvens interestelares cirrus, dispersas a centenas de anos-luz acima do plano galáctico.

Parte das nuvens ocorre na própria galáxia de Andrômeda, enquanto outras aparecem mais próximas de M110, uma pequena galáxia abaixo dela.

O que é uma galáxia?

Continua após a publicidade

As galáxias podem ser entendidas como grandes grupos de gás, poeira e bilhões de estrelas, que se mantêm unidas pela gravidade. Não se sabe a quantidade exata delas, mas cientistas estimam que possam existir centenas de bilhões de galáxias no universo.

E as galáxias ocorrem em tipos diversos: algumas, como a Via Láctea e Andrômeda, têm formatos espirais, com braços longos e elegantes. Já as elípticas têm formato oval e mais suave. As irregulares, por sua vez, não são espirais e nem ovais, e a luz delas vem das estrelas ali presentes.

Quase toda galáxia conhecida tem um buraco negro supermassivo em seu núcleo galáctico. Quando está se alimentando de matéria, o buraco negro pode acabar engolindo o gás e poeira que formaria novas estrelas, interrompendo a formação estelar na galáxia.

Fonte: APOD