Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: aurora colorida e constelações na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Março de 2023 às 19h07

Link copiado!

Cari Letelier
Cari Letelier
Tudo sobre NASA

As auroras boreais são fenômenos fascinantes e, nesta segunda (27), uma bela aurora colorida está na foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day. Para deixar a imagem ainda mais incrível, uma série de constelações também aparecem no céu.

Fotografada após o pôr do Sol, a aurora da imagem está acompanhada por várias estrelas. A estrela Polaris, conhecida por ficar pertinho do polo norte celeste, está na parte superior da foto, enquanto a constelação de Órion, o Caçador, brilha no canto inferior direito.

Confira:

Continua após a publicidade

Admiradas pelo seu show de luzes coloridas, as auroras boreais são fenômenos que ocorrem graças às partículas eletricamente carregadas do Sol interagindo com o campo magnético terrestre. Já as cores dependem de fatores variados, como a composição dos gases na atmosfera, a altitude, a densidade do ar e o nível de energia envolvido no processo.

Como a aurora boreal é formada?

As auroras são fenômenos que têm início no Sol. Nosso astro emite partículas eletricamente carregadas constantemente, mas pode acontecer de uma quantidade maior delas ser expelida por ejeções de massa coronal, com essas partículas sendo "empurradas" pelo espaço graças ao vento solar. Ao se aproximarem da Terra, se deparam com nosso campo magnético.

Continua após a publicidade

Parte da energia e partículas segue pelas linhas do campo até a região dos polos sul e norte da Terra. Ali, elas interagem com os gases da atmosfera, formando as belas luzes coloridas no céu. Quando ocorrem no polo norte, elas são chamadas de auroras boreais e, quando surgem no sul, recebem o nome de auroras austrais.

Fonte: APOD