Destaque da NASA: asteroide 2023 CX1 está na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Fevereiro de 2023 às 17h08

Gijs de Reijke

A foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day nesta sexta-feira (17) mostra o brilho do asteroide 2023 CX1, enquanto atravessava a atmosfera da Terra. A visita da rocha espacial aconteceu no domingo (12), poucas horas após sua descoberta.

O asteroide media aproximadamente um metro de diâmetro, mas rendeu um belo espetáculo para observadores em regiões da Europa. Durante sua passagem, o asteroide formou uma bola de fogo brilhante, visível para quem estava em parte do Reino Unido, França e Holanda.

Este evento representa a sétima vez em que um asteroide é detectado pouco antes de atingir a Terra. As demais aconteceram entre 2008 e 2022 — este último, inclusive, foi descoberto quando faltavam apenas quatro horas para o impacto.

Apenas três dias após a passagem do asteroide 2023 CX1, os voluntários do projeto Vigie-Ciel encontraram um meteorito deixado por ele. O fragmento escuro foi identificado em Saint-Pierre-le-Viger, na França, e podem haver ainda mais deles por perto.

O asteroide 2023CX1

Inicialmente chamado de “Sar2667”, o asteroide foi descoberto pelo astrônomo Krisztián Sárneczky por meio do observatório Konkoly, na Hungria. Ele afirmou que, inicialmente, o asteroide parecia mais um objeto comum no espaço próximo da Terra.

Entretanto, o telescópio identificou o asteroide novamente, e a descoberta foi enviada ao Centro de Planetas Menores, da União Astronômica Internacional. Com base nestas e outras observações de acompanhamento, os cientistas conseguiram calcular a trajetória da rocha.

Os resultados mostram que as chances de um impacto acontecer eram de 100%, e que aconteceria por volta das 23h50 e 00h03, no horário de Brasília. Dito e feito! A descoberta representa um dos menores asteroides já descobertos na véspera do impacto acontecer.