Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asteroide é descoberto poucas horas antes de brilhar no céu do Canadá

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Novembro de 2022 às 17h21

Link copiado!

Western Meteor Group
Western Meteor Group

Uma rocha espacial brilhou no céu de cidades no Canadá durante a madrugada de sábado (19). A passagem do objeto foi observada por moradores de Toronto e outras regiões, que viram e até ouviram a explosão da rocha. Segundo a Agência Espacial Europeia, este foi o sexto asteroide identificado pouco antes após o impacto.

Naquele dia, Ye Quanzhi, astrônomo da Universidade de Maryland, observou que a rocha iria descer na região de Lake Erie, no Canadá, por volta das 5h30, no horário de Brasília. Já Richard Moissl estimou que o impacto aconteceria às 5h26. As previsões acertaram, já que as câmeras da Torre CN, com mais de 500 m de altura, registraram o objeto às 5h25 e 5h26.

Confira:

Continua após a publicidade

A rocha em questão era um pequeno asteroide, com menos de 1 m de diâmetro. O impacto do objeto parece ter acontecido na região de Brantford, em Ontario. Esta é uma área de alta densidade populacional, o que permitiu que vários moradores observassem a passagem do objeto.

Um usuário no Twitter descreveu que ouviu um som e sentiu como se sua casa tivesse se movido. “Pensei que um gerador tivesse explodido por perto”, escreveu, em sua publicação. A American Meteor Society registrou quase 60 relatos de pessoas que observaram a passagem da bola de fogo.

Continua após a publicidade

O objeto foi descoberto por David Rankin, e acabou catalogado como “C8FF042”. Segundo a NASA, estações de radar rastrearam o meteoro em altitudes variadas, de 15 a 0,8 km. Ele provavelmente se fragmentou, e seus pedaços devem ter descido nos arredores das cidades Grimsby e McNab, no Canadá.