Publicidade

Destaque da NASA: aglomerado estelar "duplo" é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Fevereiro de 2023 às 07h05

Link copiado!

NASA, ESA and P. Goudfrooij, M. H. Özsaraç
NASA, ESA and P. Goudfrooij, M. H. Özsaraç

A foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day nesta segunda-feira (20) traz NGC 1850, um aglomerado estelar repleto de estrelas jovens. A nova foto vem de observações do telescópio Hubble, que ajudaram os cientistas a entender melhor as estrelas e os processos ocorrendo ali.

Em um primeiro momento, o aglomerado estelar NGC 1850 pareceu ter formato e tamanho familiares, vindos dos antigos aglomerados estelares que existiam na Via Láctea. Entretanto, os astrônomos descobriram que ele tem estrelas jovens demais para isso.

Continua após a publicidade

Esta característica o torna um aglomerado estelar único, sem outro semelhante conhecido em nossa galáxia. Além disso, ele é um aglomerado duplo — o segundo “grupo” de estrelas aparece nesta foto, um pouco à direita do centro do aglomerado principal.

As estrelas do aglomerado maior têm cerca de 50 milhões de anos, o que as torna bastante jovens em termos estelares; já aquelas do aglomerado menor têm apenas 4 milhões de anos. O NGC 1850 fica a cerca de 168 mil anos-luz de nós, perto dos limites da galáxia Grande Nuvem de Magalhães.

O aglomerado estelar NGC 1850

Como mencionamos anteriormente, o aglomerado estelar NGC 1850 fica na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia-satélite da Via Láctea. Ele é um dos aglomerados estelares mais brilhantes de lá, “perdendo” apenas para o complexo 30 Doradus.

Continua após a publicidade

Este aglomerado é cercado por um padrão de filamentos de gás, que parece ter sido criado pela explosão de estrelas massivas. Devido aos seus dois grupos de estrelas, o NGC 1850 faz parte de uma classe especial, formada por objetos únicos, sem outros parecidos em nossa galáxia.

Uma das principais contribuições do telescópio Hubble para o estudo desse objeto está na investigação da formação de estrelas, das menos às mais massivas — e, aqui, vale destacar o aglomerado menor. Ele é composto por estrelas azuis e quentes acompanhadas por estrelas do tipo T-Tauri, que ainda estão em formação.

Fonte: APOD