Destaque da NASA: aglomerado estelar distante é a foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

As estrelas do aglomerado globular NGC 2419 brilham na foto astronômica destacada pela NASA nesta quinta-feira (13). O aglomerado fica a cerca de 300 mil anos-luz de nós e é formado por estrelas que orbitam o centro da Via Láctea.
Este aglomerado pode ser encontrado na direção da constelação Lynx, o Lince. Pode até parecer que as estrelas dele não são tão brilhantes, mas, na verdade, o aglomerado é bastante luminoso — apenas aparenta não ser devido à grande distância que está de nós.
A má notícia é que a grande distância que nos separa do aglomerado estelar NGC 2419 torna difícil estudá-lo e comparar suas características com as de outros aglomerados no halo da Via Láctea. Isso não significa, no entanto, que a tarefa é impossível.
Também conhecido como “Viajante Intergaláctico”, os astrônomos já descobriram que, de fato, este aglomerado parece ter vindo de longe. Dados de seu movimento sugerem que ele já faz parte de uma antiga galáxia anã, que acabou destroçada pelas interações gravitacionais com a Via Láctea.
O aglomerado estelar NGC 2419
O NGC 2419 é um aglomerado estelar do tipo globular, sendo formado por estrelas agrupadas em uma estrutura esférica. Os aglomerados estelares deste tipo são conhecidos por suas grandes dimensões e massa.
Como as estrelas deles se formaram mais ou menos ao mesmo tempo, elas costumam ter características parecidas entre si, como a metalicidade (a abundância de elementos mais pesados que o hidrogênio e hélio).
Entretanto, observações do NGC 2419 mostraram que isso não se aplica a ele. O aglomerado é formado por dois grupos diferentes de estrelas, sendo que as pertencentes de um dos dois grupos são estranhamente ricas em hélio.
Fonte: APOD