Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: a colorida Galáxia do Triângulo é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Novembro de 2022 às 19h07

Link copiado!

R.Gendler/Hubble,KPNO,NOIRLab,NSF,Aura,Amateur Sources
R.Gendler/Hubble,KPNO,NOIRLab,NSF,Aura,Amateur Sources

Nesta quinta-feira (3), a foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day traz a beleza e cores da galáxia M33. Ela é mais conhecida como Galáxia do Triângulo e tem uma estrutura espiral impressionante, com mais de 50 mil anos-luz de diâmetro.

A M33 fica na constelação do Triângulo, daí seu apelido. Ela é o terceiro maior membro do chamado Grupo Local de galáxias, “perdendo” apenas para Andrômeda e, claro, para a Via Láctea.

Confira a foto:

Continua após a publicidade

Esta foto foi produzida com dados de telescópios em solo e no espaço que, juntos, revelaram características interessantes da galáxia: por exemplo, as regiões em tons de azul e rosa indicam aglomerados estelares e regiões de formação estelar, respectivamente.

Os berçários estelares e os aglomerados estão distribuídos pelos longos braços da galáxia. Se você observar a foto atentamente, encontrará NGC 604, uma região de formação estelar que chama a atenção pelo seu forte brilho.

A Galáxia do Triângulo

Continua após a publicidade

A galáxia M33 é do tipo espiral, e guarda poucos sinais de interações com outras galáxias próximas. Entretanto, é possível que isso mude no futuro: a galáxia do Triângulo fica a cerca de 3 milhões de anos-luz da Terra e parece ser uma “companheira gravitacional” de Andrômeda.

A dupla está seguindo em direção à Via Láctea, ou seja, a M33 pode acabar envolvida na colisão entre nossa galáxia e Andrômeda — mas pode ficar tranquilo, já que ainda deve demorar 4 bilhões de anos para que este encontro aconteça.

Uma característica interessante da Galáxia do Triângulo é sua magnitude aparente de 5,7, isto é, é relativamente brilhante. Assim, ela é um dos objetos mais distantes que podem ser observados a olho nu.

Fonte: APOD