Publicidade

Descobertas 128 novas luas de Saturno, que totaliza 274 e supera Júpiter

Por  | 

Compartilhe:
NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Cientistas descobriram 128 luas na órbita de Saturno, que agora soma 274 satélites naturais. A descoberta já foi oficializada pela União Astronômica Internacional, e torna o “Senhor dos Anéis” do Sistema Solar o planeta com mais luas em nossa vizinhança, ficando à frente de Júpiter e seus 95 satélites confirmados em fevereiro de 2024. 

Por enquanto, as luas têm nomes temporários compostos por sequências de letras e números. Futuramente, a ideia é que elas recebam nomes inspirados em deuses gauleses, nórdicos e inuítes canadenses, seguindo a nomenclatura dada aos demais satélites naturais do gigante gasoso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As luas recém-descobertas não são esféricas como a nossa, mas sim irregulares e com alguns quilômetros de extensão. Os cientistas suspeitam que elas faziam parte de um pequeno grupo de objetos que foram capturados pela gravidade de Saturno quando o Sistema Solar ainda estava em sua infância. 

Depois, colisões ocorridas na órbita do planeta teriam destruído os objetos, formando as pequenas rochas encontradas pelos pesquisadores. Eles suspeitam que uma colisão dessas deve ter ocorrido há cerca de 100 milhões de anos, ou seja, seria um evento recente em termos astronômicos. Estas novas luas fazem parte do grupo Norse, composto por satélites naturais que orbitam Saturno em ângulos inclinados e órbitas retrógradas. 

Descoberta das luas em Saturno

A primeira pista da presença destas luas apareceu entre 2019 e 2021, quando 62 objetos foram descobertos na órbita do gigante gasoso; havia também outras rochas menores, mas que não foram designadas na ocasião. 

“Sabendo que provavelmente eram luas e que provavelmente haviam ainda mais esperando para serem descobertas, revisitamos as mesmas áreas no céu por três meses consecutivos em 2023”, explicou Edward Ashton, autor que liderou o novo estudo. “Com certeza, encontramos 128 novas luas. Com base nas nossas projeções, não acho que Júpiter vai conseguir alcançar Saturno”, finalizou. 

Leia também:

Vídeo: O que é Starlink

Continua após a publicidade

Fonte: The Guardian