Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DART: acompanhe ao vivo a NASA chocando nave contra asteroide hoje à noite

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Setembro de 2022 às 10h57

Link copiado!

NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben
NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben
Tudo sobre NASA

Nesta segunda-feira (26), a missão DART (sigla para “Double Asteroid Redirection Test”), da NASA, deverá se chocar contra um asteroide para tentar alterar sua trajetória. Lançada no ano passado, a DART vem viajando com destino a Dimorphos, um asteroide que orbita Didymos. Se tudo correr bem, o impacto deverá acontecer às 20h14, no horário de Brasília.

A DART já viajou mais de 10 milhões de quilômetros enquanto vai rumo ao seu alvo, e conforme se aproxima dele, ela usará o instrumento DRACO (Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation) para navegar autonomamente até o local do impacto. Como o asteroide Dimorphos parece ter apenas 170 m de diâmetro, a tarefa não será fácil.

Continua após a publicidade

Elena Adams, engenheira de sistemas da missão, observa que o DRACO não deverá “enxergar” o asteroide Dimorphos até quando faltar cerca de uma hora para o impacto. “A três ou dois minutos antes [do impacto], o asteroide vai medir apenas 42 pixels”, descreveu ela, em uma conferência.

A NASA espera que o instrumento envie para a Terra uma imagem a cada segundo, conforme a nave se aproxima da rocha espacial. Dimorphos e Didymos não são perigosos para nós, mas se a DART tiver sucesso em sua colisão e conseguir causar uma pequena alteração na órbita de Dimorphos, a missão trará dados de grande importância para os cientistas e engenheiros trabalharem em estratégias de defesa planetária, se for necessário.

Como assistir ao impacto da missão DART ao vivo

O impacto deverá ocorrer às 20h14, no horário de Brasília. Para acompanhar, você poderá assistir à transmissão a partir das 20h pela NASA TV, no canal da agência espacial no YouTube ou no site. Vale lembrar que você poderá também acompanhar as novidades da missão nos perfis da NASA no Facebook e Twitter.

Continua após a publicidade

Ainda, a NASA irá transmitir uma sequência de fotos capturadas pelo instrumento da nave em tempo real. Nas horas na véspera do impacto, a tela ficará praticamente toda escura, com um único ponto de luz — este ponto é o asteroide binário Didymos. A NASA alerta que, no momento do impacto, haverá um atraso na tramissão das imagens. Você poderá acompanhar as imagens no vídeo abaixo, a partir das 18h30:

Para conferir imagens mais atualizadas do instrumento DRACO, a NASA recomenda assistir a transmissão do impacto, com início programado para as 19h.

Continua após a publicidade

Por fim, você também poderá acompanhar a colisão com o projeto Virtual Telescope, que exibirá o asteroide no horário aproximado do impacto. A transmissão está programada para começar às 19h30 no horário de Brasília, e você pode asissti-la no vídeo abaixo: