Publicidade

Crew-5 | Astronautas retornam à Terra após mais de cinco meses no espaço

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Março de 2023 às 17h58

Link copiado!

NASA TV
NASA TV

Os astronautas da missão Crew-5 retornaram à Terra no sábado (11) após passar mais de 150 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). Eles viajaram a bordo da cápsula Crew Dragon e fizeram uma amerrissagem (pouso no mar) no litoral da Flórida, nos Estados Unidos, às 23h02, no horário de Brasília.

A tripulação deixou a estação às 4h20 no horário de Brasília, e viajaram a bordo da nave Endurance, apelido escolhido pelos astronautas da Crew-3. Após uma sequência de manobras, a nave seguiu na trajetória da reentrada atmosférica. A cápsula iluminou o céu em um rastro brilhante durante a passagem pela atmosfera terrestre.

Continua após a publicidade

A bordo, estavam os astronautas Josh Cassada e Nicole Mann, ambos da NASA. Eles estavam acompanhados por Koichi Wakata, da agência espacial japonesa JAXA, e da cosmonauta Anna Kikina. “Obrigada, SpaceX, foi uma viagem e tanto!”, disse Mann à equipe de controle da missão, após o pouso. “Estamos felizes de estar em casa”.

Durante a estadia na estação, os membros da Crew-5 trabalharam em uma série de experimentos científicos e demonstrações de tecnologia. Além disso, eles realizaram spacewalks para preparar a estação para a chegada dos novos painéis solares International Space Station Roll-Out Solar Arrays (iROSA), que vão aumentar em até 30% a produção de energia na estação.

Cassada, Kikina e Mann estiveram em suas primeiras missões espaciais — Mann, inclusive, fez história ao se tornar a primeira mulher indígena a ir ao espaço. Já Wakata estava em seu quinto voo, número recorde para um astronauta japonês, e soma agora 505 dias no espaço.

Continua após a publicidade

O retorno ocorreu pouco após a chegada da tripulação da missão Crew-6 à ISS, no início do mês. Agora, os astronautas Warren "Woody" Hoburg, Stephen Bowen, o sultão Al-Neyadi e o cosmonauta Andrey Fedyaev devem permanecer seis meses a bordo do laboratório orbital.

Fonte: NASA