Publicidade

Cratera em Marte se parece com uma impressão digital; confira

Por| Editado por Rafael Rigues | 22 de Abril de 2022 às 17h40

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/University of Arizona
NASA/JPL-Caltech/University of Arizona

Uma cratera curiosa na superfície de Marte foi fotografada recentemente. Localizada no meridiano primário de Marte, a cratera Airy-0 fica no interior da cratera Airy, com maior diâmetro, e tem uma característica interessante: há várias ondulações em seu centro formadas por gelo, que a deixam com aparência que lembra uma impressão digital.

A cratera Airy, a maior entre as duas, foi usada originalmente para definir a longitude zero de Marte — o equivalente ao Meridiano de Greenwich na Terra, que divide nosso planeta em dois hemisférios e permite calcular os diferentes fusos-horários da Terra. Só que, conforme novas fotos de alta resolução foram disponibilizadas, foi necessário usar alguma formação menor.

Foi assim que a cratera Airy-0 foi selecionada como substituta, já que não seria necessário ajustar os mapas já existentes. Abaixo, você confere a foto dela:

Continua após a publicidade

Localizada no interior de Sinus Meridiani, uma região escura no Planeta Vermelho, Airy-0 é uma cratera com aproximadamente 0,5 km de diâmetro. Hoje, a longitude de Marte é medida com mais precisão através do rastreamento de rádio de módulos de pouso, como o lander Insight. Mesmo assim, todas as medidas ainda são definidas para manter a longitude zero bem no centro da cratera Airy-0.

A imagem foi capturada pela câmera High-Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE), que equipa a sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). Lançada em agosto de 2005, a MRO soma mais de 15 anos de estudos de Marte e já transmitiu mais de 400 terabits de dados sobre Marte. Além disso, a MRO funciona também como uma estação de transmissão de dados para outras missões que estudam nosso vizinho.

Fonte: NASA