Publicidade

Cratera de Plutão ganha nome em homenagem a engenheira da New Horizons

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Ball Aerospace
Ball Aerospace

Em julho de 2015, a sonda espacial New Horizons, da NASA, passava a cerca de 12.550 km de distância de Plutão. A engenheira aeroespacial Lisa Hardway pôde, então, vislumbrar os frutos de mais de uma década de trabalho enquanto liderava o projeto de desenvolvimento do imageador e espectrômetro Ralph, a bordo da sonda. O equipamento científico foi responsável pela coleta das primeiras imagens coloridas e mapas detalhados da superfície do planeta anão naquela ocasião. Falecida aos 50 anos, em janeiro de 2017, agora Lisa é homenageada, com seu nome batizando uma cratera de Plutão.

Para o principal investigador da New Horizons, Alan Stern, do Southwest Research Institute, Lisa não era apenas uma incrível engenheira, mas uma grande gerenciadora do projeto. "Sua dedicação dentro do cronograma e das restrições de custo e sérios desafios de engenharia nos ajudaram a ver pela primeira vez Plutão, suas luas e o primeiro objeto explorado do Cinturão de Kuiper, Arrokoth. É justo que uma das crateras de Plutão seja nomeada em homenagem a Lisa; foi o que fizemos”, diz Stern. Agora o nome da cratera é oficial.

Lisa foi vice-gerente do projeto e também co-liderou o desenvolvimento do instrumento Ralph, um dos sete a bordo da sonda. O equipamento é feito por quatro câmeras coloridas, duas em preto e branco e um espectrômetro chamado Linear Etalon Imaging Spectral Array (LEISA), carinhosamente chamado de “Lisa” pela equipe. Entre suas contribuições, o Ralph capturou imagens coloridas da superfície de Plutão e alguns tipos de mapa de sua superfície, e isso veio a resolver muitos mistérios quanto à natureza da estrutura, composição e temperatura do planeta.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Durante 22 anos Hardaway trabalhou na Ball Aerospace — e foi lá que o Ralph foi desenvolvido. Nesse mesmo período, ela apoiou outras missões, como a do Telescópio Espacial Hubble e a missão Deep Impact. Além disso, atuou como membro e presidente do Conselho Executivo Externo da Smead Aerospace. Em 2018, a Universidade do Colorado concedeu a Lisa, postumamente, o prêmio de “Engenheiro de Distinção”. E não é apenas uma cratera espacial que recebeu seu nome como homenagem, como também o asteroide 161699 Lisahardaway.

Para o vice-presidente e gerente geral de Espaço Civil da Ball Aerospace, Makenzie Lystrup, é maravilhoso poder ver Lisa homenageada dessa maneira. "É uma prova do compromisso que ela demonstrou todos os dias com a missão da New Horizons e com a importante ciência que ela produziu", comenta.

De maneira saudosa, a cientista adjunta do projeto New Horizons, Cathy Olkin, também do Southwest Research Institute, diz que ela e Hardaway fizeram muitas memórias quando cursaram o bacharelado e o mestrado juntas. "Aprendemos juntas, viajamos pela Europa juntas, e culminamos nesta grande amizade com a jornada mais incrível pelo sistema solar, na missão New Horizons. Como muitos de nós sentimos, foi uma honra incrível trabalhar nesta missão — assim como foi trabalhar ao lado de Lisa ", ressalta Olkin.

Em 1º de janeiro de 2019, o Ralph nos proporcionou as primeiras imagens do objeto transnetuniano Arrokoth, anteriormente chamado Ultima Thule, a quase 6,6 bilhões de quilômetros da Terra. Com as observações da New Horizons, descobrimos que o Arrokoth foi formado por dois objetos unidos pela gravidade e que, com o tempo, fundiram- se em um objeto cujo formato lembra um boneco de neve achatado.

Fonte: Johns Hopkins University

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*