Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19: Rússia adia construção do novo Centro Espacial e lançamentos de 2020

Por| 30 de Março de 2020 às 17h24

Link copiado!

COVID-19: Rússia adia construção do novo Centro Espacial e lançamentos de 2020
COVID-19: Rússia adia construção do novo Centro Espacial e lançamentos de 2020

A Roscosmos (Agência Espacial Federal Russa) anunciou que vai mudar seu cronograma de lançamentos de foguetes por causa da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que já causou a suspensão da produção de satélites na Europa e a paralisação de missões da ESA (Agência Espacial Europeia), e também tem impactos na NASA e em todo o setor espacial, na verdade.

De acordo com o comunicado da agência russa, o diretor-geral Dmitry Rogozin realizou algumas reuniões para ajustar os planos de lançamento que estavam previstos para 2020 (cerca de 40 missões). O principal motivo é que, em toda a Europa, houve paralisação na produção das cargas que seriam transportadas pelos veículos de lançamento russos, como o foguete Soyuz.

Outro atraso no cronograma da Roscosmos será na construção do Centro Espacial Nacional Russo, em Moscou. Em fevereiro de 2019, o presidente Vladimir Putin ordenou que a construção fosse finalizada no dia 15 de janeiro de 2020. Mais tarde, o projeto foi adiado para dezembro de 2022, e agora a previsão de conclusão está para 2023. Este centro deverá reunir no mesmo local as principais unidades das organizações mais importantes da indústria espacial e de foguetes, além de institutos de pesquisa e instituições educacionais.

A boa notícia é que não haverá atraso no retorno da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) à Terra, de acordo com a Roscosmos, mesmo com a pandemia que causou o fechamento das fronteiras entre a Rússia e o Cazaquistão, que é onde fica localizado o Cosmódromo de Baikonur (base de lançamentos de foguetes, responsável pelas missões de ida e volta de astronautas à ISS). O retorno da tripulação está agendado para o dia 6 de abril.

Continua após a publicidade

Fonte: Space Daily (1, 2)