Coronavírus: NASA suspende desenvolvimento do foguete SLS e da nave Orion

Por Daniele Cavalcante | 20 de Março de 2020 às 13h26
NASA
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

A NASA está tomando novas medidas para conter a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (19), Jim Bridenstine, administrador da agência, anunciou que será interrompida a produção e os testes do foguete Space Launch System (SLS) e da nave tripulável Orion. Estes veículos são essenciais para os planos de levar astronautas à Lua em 2024 e, posteriormente, a Marte.

Essa suspensão temporária entra em vigor hoje (20), enquanto as instalações Michoud Assembly Facility, na Louisiana, e o Stennis Space Center, no Mississippi, avançam para o Estágio 4 da "Estrutura de Resposta" (Response Framework) da NASA. Com o Estágio 4 implementado, os dois locais permanecerão fechados e seus funcionários trabalharão em casa.

Acontece que o SLS é construído em Michoud e testado em Stennis, por isso não há meios de prosseguir com o desenvolvimento do novo foguete. A seção central do SLS foi recentemente transportada de Michoud para Stennis para um teste crucial. O foguete foi projetado para levar a nave Orion com astronautas a bordo para uma viagem ao redor da Lua na missão Artemis 2 e para um pouso lunar na Artemis 3.

Seção central do Space Launch System (SLS) em transporte para Stennis (Foto: NASA)

O prazo para 2024 já estava difícil de cumprir mesmo antes da crise referente à pandemia. Ainda é difícil dizer o quanto a atual interrupção do trabalho vai impactar a agenda do Programa Artemis.

Michoud, Stennis e o Centro de Pesquisa Ames, no Vale do Silício, são os únicos centros da NASA na Fase 4 na Estrutura de Resposta. As demais instalações da agência estão no Estágio 3, em que o trabalho remoto é obrigatório para todos os funcionários, exceto o "pessoal essencial da missão". Algumas viagens essenciais ainda são mantidas no Estágio 3 e alguns locais permanecem abertos para dar suporte ao pessoal essencial.

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.