Publicidade

Astronautas fazem exames médicos no espaço antes de voltarem à Terra em abril

Por| 29 de Março de 2020 às 11h30

Link copiado!

Astronautas fazem exames médicos no espaço antes de voltarem à Terra em abril
Astronautas fazem exames médicos no espaço antes de voltarem à Terra em abril
Tudo sobre NASA

Os três próximos astronautas a serem enviados à Estação Espacial Internacional (ISS) estavam no Cosmonaut Hotel, localizado no Cazaquistão, se preparando para o lançamento. Os preparativos incluem uma série de exames com equipamentos sofisticados para garantir que o trio esteja nas condições físicas adequadas. Enquanto isso, os tripulantes da Expedição 62, atualmente a bordo da ISS, também participaram de exames oftalmológicos e verificações de radiação. A estação espacial é equipada com instrumentos de exames cardíacos e de bioimpressão 3D para ajudar a NASA a melhorar a saúde dos astronautas.

Neste laboratório em órbita, a equipe da estação passou a tarde da última quinta-feira (26) examinando seus olhos com um aparelho de ultrassom da Human Research Facility e um equipamento de tomografia óptica, que usa ondas de luz para mapeamento não invasivo e medição da retina.

Também foram realizados testes de uma bioimpressora 3D sem usar células humanas. O dispositivo tem como objetivo fabricar órgãos humanos no espaço e poderá ser útil para futuros astronautas em missões interplanetárias. Jessica Meir verificou amostras de tecido muscular cardíaco criado pelo dispositivo para uma pesquisa que explora a função cardíaca na ausência de gravidade. Após uma semana de experimentos, a bioimpressora foi desativada e armazenada. No futuro, ela poderá imprimir alimentos e medicamentos para astronautas em missões mais distantes da Terra.

Continua após a publicidade

Os astronautas também prepararam a espaçonave de transporte de cargas Dragon, da SpaceX, que está atracada na ISS, e deverá voltar à Terra no dia 6 de abril.

De volta à Terra, no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, os três tripulantes da Expedição 63 deixaram o Cosmonaut Hotel na sexta-feira (27) para atividades de pré-lançamento. As atividades do dia incluíram celebrar heróis da história da exploração espacial, como Yuri Gagarin. O lançamento da Expedição 63 está previsto para o dia 9 de abril.

Fonte: NASA (1, 2)