Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cosmonauta filma foz do Amazonas do espaço

Por| 24 de Agosto de 2022 às 17h45

Link copiado!

Oleg Artemyev
Oleg Artemyev

O cosmonauta russo Oleg Artemyev, que na semana passada tomou um susto devido a uma falha de seu traje durante uma caminhada espacial, mandou nesta quarta-feira (24) um recado para os brasileiros em sua conta no Instagram.

Em um curto vídeo ele se aproxima de uma das janelas da Estação Espacial Internacional (ISS) e dá um “zoom” no planeta Terra “lá embaixo”, mostrando o Arquipélago do Bailique, um conjunto de oito ilhas na foz do rio Amazonas, no litoral do Amapá. Ao fundo é possível ouvir a música “mais que nada”, de Jorge Ben Jor.

“Uma explosão de cores do Brasil da ISS”, diz o cosmonauta. Veja abaixo:

Continua após a publicidade

Artemyev é um veterano da ISS. Sua primeira visita à estação foi como membro da Expedição 39/40, entre março e setembro de 2014. Quatro anos depois ele retornou como membro da Expedição 55/56 entre março e outubro de 2018.

Atualmente ele é parte da Expedição 66/67, que chegou à ISS em março deste ano, e é o comandante da estação. Seu retorno deve ocorrer no final de setembro.

O Brasil é um “alvo” popular entre os tripulantes da ISS. Em meados de julho foi a vez de outra astronauta, a italiana Samantha Cristoforetti, fotografar nossas cidades durante uma passagem noturna da estação sobre nosso território. No Twitter, ela compartilhou fotos do RJ, SP, Curitiba e Porto Alegre.

Continua após a publicidade

Coordenada através de um programa cooperativo entre países como os Estados Unidos, Rússia, Europa e outros, a Estação Espacial Internacional é o maior objeto de origem artificial já lançado ao espaço. Ela orbita nosso planeta a cerca de 400 km de altitude em média e completa uma volta a cada 90 minutos, viajando a 28 mil km/h.