Coreia do Sul lança com sucesso seu 1º foguete 100% nacional
Por Wyllian Torres • Editado por Rafael Rigues |
A Coreia do Sul realizou o primeiro lançamento bem-sucedido do seu foguete Nuri, o primeiro veículo totalmente produzido em território nacional, a partir do Centro Espacial de Naro, nesta terça-feira (21). Esta foi a segunda tentativa de voo, após a primeira falhar em outubro do ano passado.
- Coreia do Sul assina acordo com a NASA para participar do programa Artemis
- Coreia do Sul desiste de sua 1ª missão dedicada a estudar um asteroide
O foguete Nuri, de três estágios, estava transportando o que as autoridades sul-coreanas chamam “satélite de verificação de desempenho”, ou seja, uma unidade cujo único objetivo é avaliar o envio da carga útil no espaço.
Na primeira tentativa, em outubro passado, o foguete Nuri levou uma carga fictícia até a altitude programada de 700 km, mas a unidade não entrou em órbita, porque o motor do terceiro estágio foi acionado antes do tempo. Se o sucesso do voo de hoje for confirmado, a Coreia do Sul será o 10º país a lançar um satélite por conta própria.
Desde o início da década de 1990, a Coreia do Sul enviou uma série de satélites ao espaço, mas todos foram lançados a partir de território internacional ou por um foguete estrangeiro. Em 2013 o país realizou o primeiro lançamento de um satélite em território nacional, mas o primeiro estágio do foguete foi fabricado pela Rússia.
Além deste recente voo, a Coreia do Sul ainda planeja mais quatro lançamentos com o Nuri nos próximos anos, como parte de seus esforços de desenvolver seu próprio programa de lançamento de satélites — e também para levar à Lua o primeiro lander robótico do país até 2030.
As autoridades sul-coreanas alegaram que o Nuri não será dedicado à propósitos militares, mas que em breve o país começaria a lançar satélites de segurança nacional — atualmente a Coreia do Sul depende de satélites “espiões” dos EUA.
Fonte: Via Phys.org